Seminário de Pós-Graduação
Fome e soberania alimentar na mídia brasileira: violência simbólica e construção de invisibilidades

Luciane Lucas

12 de Fevereiro de 2009, 17:00, Sala de Seminários do CES

Apresentação
A fome é um dos temas mais freqüentes no cenário midiático brasileiro, especialmente a partir da sua inserção nas políticas sociais do Governo Lula através do Programa Fome Zero. Contudo, embora bastante noticiada, a espetacularização midiática da fome contribui para um desconhecimento cada vez maior dos fatores sócio-econômicos e históricos que suscitam este fenômeno social. A midiatização da fome no Brasil não só congela os sujeitos em situação de vulnerabilidade alimentar, retratando-os sempre como dependentes da ajuda humanitária, como encobre as correlações silenciosas e invisíveis que entrelaçam a fome e a produção de alimentos no Brasil. Partindo do conceito de monocultura da comunicação - construído com base na sociologia das ausências de Boaventura de Sousa Santos - procuramos analisar a violência simbólica contida no discurso midiático hegemônico. Isto significa mostrar como a fome tem sido invisibilizada na sua condição de efeito colateral do modelo econômico de produção de alimentos no Brasil. Analisando matérias publicadas nas revistas Veja e Isto É, no ano de 2008, discutiremos o enquadramento midiático da fome e da soberania alimentar, de modo a evidenciar a legitimação simbólica que a grande mídia tem oferecido ao avanço do agronegócio exportador. Como veremos, este fenômeno de legitimação acontece por três vias: 1) a ênfase discursiva no crescimento econômico e, portanto, em parâmetros de produtividade (e tempo) capitalista; 2) a naturalização de diferenças que foram produzidas economicamente e a criminalização das experiências de resistência e 3) o silenciamento quanto às iniciativas alternativas de produção e consumo de alimentos (saberes locais).

Nota biográfica
Luciane Lucas dos Santos é pós-doutoranda no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. Concluiu o doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua pesquisa está relacionada aos seguintes temas: consumo e modos de produção, práticas discursivas e representações sociais na mídia.