Seminário de Pós-Graduação
Sistema alternativos de trocas e soberania alimentar: fome, produção de alimentos e consumo solidário no Brasil

Luciane Lucas

28 de Janeiro de 2009, 17:00, Sala de Seminários do CES

Apresentação
A fome tem raízes históricas, embora muitas análises insistam em circunscrever o problema à quantidade disponível de alimentos. Por trás deste argumento, esconde-se, muitas vezes, o apetite de um mercado que aprendeu a transformar comida em ativo financeiro. Mas se a financeirização das estruturas produtivas – paralela à submissão dos alimentos à lógica especulativa do capital –,  é um fenómeno tipicamente contemporâneo, o mesmo não se pode dizer da influência de uma economia de mercado na fome, fenómeno bem antigo. Indo nas origens históricas do capitalismo no Brasil e do mercado colonial que o antecedeu, fica claro que o modelo de colonização e a proliferação do latifúndio estão na origem do problema da fome nos países da América Latina. Identificamos, portanto, que, historicamente, a fome se confunde com a trajetória de consumo dos alimentos. Em contraposição à fome nos países do Sul não raro encontramos o apetite dos países do Norte, de modo que os fluxos dos alimentos constituem uma narrativa silenciosa das relações de força que se estabeleceram entre a produção e o consumo nas trocas materiais entre as Nações.

Neste seminário, procuraremos mostrar, então, que a fome no Brasil está relacionada ao modelo de produção e consumo adotados desde sua colonização – com particular atenção para o modelo latifundiário. Na seqüência, discutiremos como a soberania alimentar necessita articular-se na condição de projeto político calcado em sistemas alternativos de trocas – mais especificamente em um modelo emancipatório de consumo. Ou seja, a partir de uma primeira análise dos dados do mapeamento de Economia Solidária no Brasil, buscaremos discutir: 1) se um modelo emancipatório de consumo é possível; 2) em que medida a soberania alimentar pode articular-se a este modelo e 3) se o mapeamento da Economia Solidária hoje deixa alguma evidência de que experiências locais de soberania alimentar estejam constituindo um eixo silencioso e importante no âmbito do consumo solidário.

Nota biográfica
Luciane Lucas dos Santos é pós-doutoranda no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. Concluiu o doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004. Atualmente é professor pesquisador do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua pesquisa está relacionada aos seguintes temas: consumo e modos de produção, práticas discursivas e representações sociais na mídia.