Seminário
Culturas em diálogo: um estudo comparativo entre o cordel do Brasil e o cordel de Portugal

Maria Isaura Rodrigues Pinto, pós-doutoranda no CES

11 de Maio de 2009, 17:00, Sala de Seminários do CES

Apresentação

Este seminário busca refletir sobre processos interativos entre a literatura de cordel do Brasil e a literatura de cordel de Portugal. O exercício de análise apoia-se em estudos de literatura comparada que questionam paradigmas etnocêntricos de fonte e influência. Com base nessa visão etnocêntrica, tem sido freqüentemente pensada, mesmo que de forma muitas vezes sucinta, a relação entre as referidas produções culturais. A perspectiva teórica que se afigura, nesse caso, é tida aqui como restritiva, porque, além de remeter à idéia de dependência cultural, traduzida na noção de existência de um texto tutor, acaba por produzir um efeito de silenciamento dos fatores e das circunstâncias de apropriação de elementos de outras culturas, sobretudo africana e indígena, das quais o cordel do Brasil também se beneficia. Logo, tendo em vista uma mudança de foco, adota-se, neste estudo, uma atitude crítica que desloca a lógica binária do Mesmo e do Outro, o que implica situar a literatura de cordel brasileira e portuguesa, numa “zona fronteiriça”, entendida como “uma zona híbrida, babélica, onde os contatos se pulverizam” e “são imensas as possibilidades de identificação e criação”. Assim, nos passos de uma “reinterpretação fundadora”, o Outro é visto não mais como origem, mas como presença susceptível de “apropriação seletiva e transformadora” (de SOUSA SANTOS, 1993). Nesse caso, armam-se as condições básicas para a investigação das relações entre as duas literaturas de cordel, que resultará no exame do percurso histórico diferenciado da produção de cordel brasileira e portuguesa, bem como na análise comparativa de elementos identificadores da construção dos textos. A partir daí, pretende-se discutir questões ligadas às “formas sociais de inexistência” (de SOUSA SANTOS, 2002), às quais a literatura de cordel, nos dois casos, é submetida devido à sua natureza especifica, tradicionalmente contraposta à da literatura institucionalizada.

Nota biográfica

Maria Isaura Rodrigues Pinto é pós-doutoranda no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Profª Graça Capinha. Possui doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua pesquisa se inscreve no âmbito dos estudos culturais comparados.

> Imprimir esta página