VI Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais
2010-2011

12 Janeiro 2011, 17:00, Sala de Seminários (2º Piso) do CES
 
Clelia Bettini (CIEC – Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos / FLUC – Instituto de Estudos Italianos)

Portugueses, Turcos e Italianos no séc. XVI. A edição crítica de um texto quinhentista: problemas, significados e utilidade da filologia no séc. XXI


Resumo:
Esta comunicação tenciona apresentar uma parte de uma investigação mais ampla que está a ser desenvolvida no âmbito de um projecto de Pós-Doutoramento. Pretende-se ilustrar as etapas que levam à edição crítica de um texto português (impresso) do séc. XVI. Fixação do texto, pesquisa de fontes, aparato de notas e comentários ao texto, mas também a sua interpretação, que está a ser feitas com recurso a instrumentos teóricos tradicionalmente alheios à filologia strictu sensu, para mostrar que o rigor filológico não pode prescindir de muitos outros sectores das humanidades, quais, por exemplo, os estudos culturais, a antropologia e as literaturas comparadas.


Nota biográfica
: Clelia Bettini nasceu em Livorno (Itália) em 1978, mas vive em Portugal desde 1999. Licenciou-se em Filologia Românica (Português) em 2002 na Universidade de Pisa e doutorou-se em Literaturas Comparadas na Universidade de Siena em 2007. Actualmente é leitora de italiano a tempo parcial na FLUC e bolseira de Pós-Doutoramento (FCT) no CIEC. Trabalha também como tradutora de obras de ficção, teatro e ensaio.