José João Lucas

Qualificações Académicas

Possui a licenciatura em Filosofia da Faculdade de Letras de Coimbra, concluída em Janeiro de 1978, com a classificação final de Bom, com 15 (quinze valores).

Concluiu, em Outubro de 2000, o mestrado em Sociologia, na área de especialização em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com a tese "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ENSINO DA(S) HISTÓRIA(S)", em que obteve a classificação de Muito Bom.

Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e profissionais

É professor do quadro de nomeação definitiva do Grupo 200 (Ciências Sociais e Humanas) da Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Mealhada, Portugal.

Iniciou a actividade docente no 2.º ciclo do ensino básico em Janeiro de 1972 (1.º grupo de docência), leccionando, durante cerca de 37 anos, as disciplinas de História, História e Geografia de Portugal, Estudos Sociais, Cidadania e Mundo Actual e Língua Portuguesa, nos vários contextos político-educacionais e no âmbito de diferentes reformas curriculares e programas escolares que se sucederam nestas últimas quatro décadas.

Profissionalizou-se, realizando o estágio ‘clássico’ em História/Estudos Sociais e Português, no ano lectivo de 1978/79, na Escola Preparatória Rainha Santa Isabel, em Coimbra, tendo obtido a classificação de 14,3 (catorze valores e três décimas).

Foi orientador de profissionalização de novos professores de História entre os anos de 1980 e 1982, na Escola Preparatória Guilherme Stephens, na Marinha Grande.

Foi dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro e da Federação Nacional de Professores (FENPROF) entre 1982 e 1992. Nessas organizações, foi responsável pela Formação de Professores, tendo integrado o primeiro órgão oficial de participação criado por lei para coordenar a formação contínua de professores – o Conselho Coordenador da Formação Contínua de Professores, presidido pelo Prof. Doutor Bártolo Paiva Campos (1992-1993).

Realizou a prova de candidatura ao 8.º escalão da carreira docente dos ensinos básico e secundário, em 1996, com um trabalho intitulado "OS CONTOS POPULARES PORTUGUESES NA ESCOLA DE HOJE OU A URGÊNCIA DE REINVENTAR A TRADIÇÃO - Uma proposta de reflexão sobre o carácter transdisciplinar da disciplina de Língua Portuguesa no ensino básico", apresentado e defendido perante um júri.

Presidiu à Assembleia de Escola na Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos da Mealhada, desde 1999 até 2003, e ao Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas da Mealhada, de 2003 a 2006.

Coordena, desde 2006, um Curso de Educação e Formação de nível II (Empregado de Mesa) no Agrupamento de Escolas de Mealhada.

Coordena, há vários anos, na escola onde trabalha, os seguintes projectos pedagógicos de natureza transdisciplinar: "Bussaco – pelas veredas de um bosque mágico", "Somos todos gregos" e "Europa: a falar é que a gente se entende". Participa na dinamização de um outro projecto semelhante designado "Lusofonias: contos, leituras e culturas."

Domínio de especialização

Educação Intercultural.

Actuais interesses de investigação

Ensino da História nos diversos contextos nacionais, designadamente no quadro das relações colonizador-colonizado.

Publicações

"EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ENSINO DA(S) HISTÓRIA(S)" (Tese de Mestrado), 2000 (Edição policopiada);

"Direitos Humanos e Lusofonia: desfazendo alguns equívocos", Encontro Internacional ‘Educação para o Direitos Humanos", (IIE-ME, Lisboa, 1998), Actas, pp. 375-379;

"Territorialização: capitanias ou autonomias?" (III Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar sob o título ‘Políticas e Gestão Local de Educação’, Universidade de Aveiro, Maio de 2004).

Comunicações em encontros científicos

"Professores e professoras, associai-vos uns aos outros…" (II Encontro Regional de Educação, Mealhada, 1997);

"Curriculum Oculto e Curriculum Explícito: Como (con) vivemos com a Multiculturalidade?" (Seminário ‘Educar na Diversidade’ promovido pelo Sindicato dos Professores do Norte, Braga, em 1997).

Projectos de investigação

"RAP - 'Raça' e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de história", na qualidade de investigador associado do CES. O projecto desenvolver-se-á de 2008 – 2011.

Outras actividades

Possui certificado de Formador do Conselho Científico-Pegagógico da Formação Contínua de Professores, para as seguintes áreas: Sociologia, Educação Multicultural, História/História de Portugal e Estudos Sociais. Nesse âmbito, dirigiu diversas acções de formação contínua para docentes, com duração entre 25 e 50 horas, na Mealhada, no Porto e em Angra do Heroísmo, de que salienta "Educação Intercultural: olhar os Outros interrogando as nossas raízes" (Mealhada, Porto e Angra do Heroísmo, 1998, 1999, 2000 e 2002); "A judeu … e a porco não metas no teu horto" (Mealhada, 1999); "Direitos Humanos e Diversidade Cultural" (Mealhada, 2000).

Participou em diversas acções de formação, seminários, colóquios e cursos livres sobre temas de ciências sociais e da educação, de que destaca os seguintes: Atelier 18B subordinado ao tema "O papel dos laços e dos intercâmbios educativos no ensino e na aprendizagem das línguas vivas no nível secundário", promovido pelo ME e pelo Conselho da Europa, Sesimbra, 1996; Curso de Verão "A Europa e o Mediterrâneo - velhas tensões, novas identidades" (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1996); "Grande Seminário de Relações Internacionais", dirigido pelo Dr. Mário Soares (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1996-97); "EUROCLIO – Conference 2002: Rich and Varied Diversity. The Learning and Teaching about Ethnic, Religious and Linguistic Minorities in History" (Euroclio, Praga, Março de 2002); Curso de Inverno 2002 "Minorias Étnicas e Religiosas em Portugal. História e Actualidade." (Instituto de História Económica e Social, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2002).