INTIMATE - Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe
    PT | EN | ES | IT

Objetivos

As mudanças que em décadas recentes têm vindo a ocorrer no campo da vida pessoal ilustram transformações socioculturais significativas. No entanto, o foco da reflexão sociológica dominante tem sido o casal heterossexual, monogâmico e reprodutivo, mantendo-se escassa a investigação dedicada à intimidade não-convencional na Europa do Sul.

O objetivo principal do INTIMATE é contribuir para a inovação jurídica, política e cultural, através dos resultados de uma investigação empírica comparativa no âmbito de um projeto desenhado para repensar os temas da cidadania, do cuidado e da escolha, a partir de um ponto de vista de intimidades não-normativas em três países do Sul da Europa: Espanha, Itália e Portugal.

Este objetivo geral é duplo:
- Oferecer um estudo qualitativo comparativo acerca do contexto jurídico, político e cultural da cidadania íntima LGBT em Itália, Portugal e Espanha;
- Explorar as experiências de transformação de conjugalidade, parentalidade e amizade com base em narrativas biográficas de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT).