INTIMATE - Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe
    PT | EN | ES | IT

Metodologia

Etapa 1: Contextualização: formação teórica, jurídica e cultural

Em primeiro lugar, será desenvolvida uma análise em torno das políticas sociais e disposições jurídicas específicas de cada país, considerando leis, debates parlamentares, programas de governo e notícias sobre cada tópico abordado nos estudos de caso em Itália, Portugal e Espanha. Esses documentos serão considerados através de uma análise de rede temática (Attride-Stirling, 2001).
Esta fase será complementada com leituras temáticas no campo da sociologia utilizando fontes secundárias (quando disponíveis) que abordem os temas de cada estudo em cada país. Além disso, serão consideradas informações estatísticas a nível nacional e da UE em relação a cada estudo de caso (por exemplo Eurostat; Eurobarómetro, etc.).

 

Etapa 2: O trabalho de campo

Na segunda fase será realizado o trabalho de campo que consiste, principalmente, em entrevistas biográficas segundo o Método Interpretativo Narrativo Biográfico (BNIM) (Wengraf, 2007). Este método qualitativo aumenta a capacidade do/a investigador/a em capturar as complexidades das experiências da vida real, bem como dos recursos discursivos alocados para descrevê-las e de como estes mudam ao longo do tempo e paralelamente ao desenvolvimento sociopolítico. O número estimado de entrevistas qualitativas é de 15 por estudo (5 em cada país), totalizando 30 por eixo e 90 no total. As pessoas participantes estarão localizadas nas capitais Madrid, Lisboa e Roma e terão entre 25 e 45 anos de idade. Será também realizado um pequeno número de entrevistas semiestruturadas exploratórias a informantes significativos, tais como investigadores/as, decisores/as políticos/as, ativistas, técnicos/as de ONGs e profissionais do Direito de cada país e/ou ao nível da UE.

 

Etapa 3: Análise, disseminação e impacto público

A terceira e última etapa consistirá na análise temática de dados e na redação dos principais resultados e implicações para debates teóricos mais amplos sobre cidadania íntima, cuidado e escolha. Os dados serão analisados em três etapas: a) uma análise preliminar sobre cada país; b) uma análise comparativa entre cada estudo de caso; e c) uma análise integrada. Cada relatório de estudo de caso servirá de base para um relatório sobre cada eixo e posteriormente para o relatório final integrado que envolverá os três eixos e os desafios como um todo. Durante a 3ª etapa serão preparados documentos-resumo tais como declarações para os media e serão elaborados boletins a fim de serem distribuídos por decisores/as políticos/as, jornalistas e instituições políticas e sociais mais relevantes em Itália, Portugal e Espanha, bem como a nível da UE e do Conselho da Europa.