Maria Irene Ramalho

Nota biográfica

Maria Irene Ramalho é professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos Feministas até Setembro de 2011. Entre 1998 e 2018, foi International Affiliate do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison, onde leccionou regularmente como professora visitante. Tem publicado extensamente, em Português e em Inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa (com especial incidência na poesia dos Estados Unidos), estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas. Entre as suas actuais áreas de maior interesse, destacam-se os estudos sobre o Modernismo e a Modernidade, estudos comparados sobre poesia, poética e filosofia, teorias dos estudos americanos e teorias do feminismo.Faz parte do conselho editorial de várias revistas de literatura e cultura.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Ramalho, Maria Irene (2024), What Is Peripheral about Peripheral Modernisms?, in Katia Pizzi & Roberta Gefter Woodrich (org.), Rethinking Peripheral Modernisms. London: Palgrave, 43-57

Capítulo em Livro