Sílvia Ferreira

smdf@fe.uc.pt

Nota biográfica

Sílvia Ferreira é professora auxiliar em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC. É docente nos três níveis de estudos, na licenciatura em Sociologia, Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e no Doutoramento em Sociologia. É co-coordenadora do programa de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. É doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster (RU). É membro da direção da EMES - International Research Network. A sua investigação tem focado a reforma da segurança social, o terceiro sector e as políticas sociais, o papel das organizações do terceiro sector na promoção da igualdade entre sexos, empreendedorismo social e inovação social na economia social e solidária, empresas sociais, voluntariado e a governação através de parcerias locais Estado/terceiro sector. Os seus interesses científicos têm incidido sobre a evolução da natureza do Estado-Providência e das "misturas de bem-estar" ancorada, mais recentemente, numa perspetiva enformada pelas abordagens sociológicas dos sistemas sociais complexos. Concluiu recentemente projeto de investigação TIMES - Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal, bem como a COST Action - EMPOWER-SE - Empowering the Next Generation of Social Enterprise Scholars.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Ferreira, Sílvia (2023), As empresas sociais da economia social nas respostas às crises do emprego, in Jorge Caleiras e Renato Carmo (org.), Trabalho, Políticas de Emprego e Proteção em Portugal: Interações e Intervenções. Lisboa: Mundos Sociais

Artigo em Revista Científica