Roberto Vecchi

Nota biográfica

Roberto Vecchi é professor catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira e de História da cultura portuguesa na Universidade de Bolonha. Foi diretor do Departamento de Línguas, Literatura e Culturas Modernas desta Universidade e é, desde 2007, com Margarida Calafate Ribeiro, coordenador da Cátedra Eduardo Lourenço. Desde 2018 é membro da direção do CUE, Center of Studies Umberto Eco, sempre em Bolonha. Em Portugal, é investigador associado do CES, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É Honorary Professor (2019-2021) of Lusophone Studies at the School of Cultures, Languages and Area Studies na University of Nottingham. É presidente desde 2014 da AIL, a Associação Internacional de Lusitanistas. Autor de uma bibliografia extensa sobre a teoria e a história das culturas de língua portuguesa, entre os seu livros, com Margarida Calafate Ribeiro, a organização dos volumes de Eduardo Lourenço, Do colonialismo como nosso impensado (Lisboa, 2014) e do volume de José Luandino Vieira, Papéis da prisão (2015). Em 2017, publicou com Vincenzo Russo o volume dedicado à história da literatura portuguesa em italiano, La letteratura portoghese. I testi e le idee (2017).

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Vecchi, Roberto (2021), Melancolia e luto, nostalgia e saudade, in António Sousa Ribeiro (org.), A cena da pós-memória. O presente do passado na Europa pós-colonial. Porto: Afrontamento, 85-95