Prémio Manuel Lopes | 7ª Edição

Menção Honrosa atribuída a estudo coordenado por Hermes Augusto Costa

Maio de 2013

O estudo "Informação e consulta de trabalhadores nas multinacionais: análise do impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal nos sectores metalúrgico, químico e financeiro" acaba de ser distinguido com uma Menção Honrosa no âmbito da 7ª edição do Prémio Manuel Lopes (na categoria de "Estudos e Investigação”).

Projeto de investigação desenvolvido no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra – Laboratório Associado, e financiado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, foi coordenado por Hermes Augusto Costa e contou com a participação de Paula Reis Costa. Concluído em 2011, ainda este ano deverá ser publicada em livro uma versão reduzida deste estudo.
 

Informações detalhadas sobre o estudo podem ser consultadas AQUI

 

Sobre o Prémio Manuel Lopes:
Instituído em 2001 pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade (Despacho nº 25260/2001, 2º série, de 11 de dezembro e reformulado pelo Despacho nº 23 920/2003, 2ª série, de 11 de dezembro), no sentido de homenagear Manuel Lopes, histórico dirigente da CGTP, considerando a sua dedicação à implementação da contratação coletiva e à sua afirmação como instrumento de progresso das condições de vida dos trabalhadores e da dignificação do trabalho. A categoria de "Estudos e Investigação" premeia, pois, trabalhos em domínios relacionados com a organização do trabalho, a participação dos trabalhadores nas empresas, a formação profissional, as condições de trabalho, a segurança, higiene e saúde nos locais de trabalho, ou a conciliação do trabalho com a vida familiar.