Prémio Fundação Inês de Castro 2014

Luís Quintais distinguido com o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2014

Março de 2015

O Prémio Literário Fundação Inês de Castro, que distingue anualmente obras de expressão literária sobre motivos do mito “inesiano”, foi atribuído no ano de 2014 a Luís Quintais, pelo seu livro de poesia “O Vidro” (Assírio & Alvim).

O júri do prémio, composto por José Carlos Seabra Pereira (presidente), Mário Cláudio, Fernando Guimarães, António Carlos Cortez e Pedro Mexia, decidiu assim premiar «uma das vozes mais seguras da nova poesia portuguesa», que no livro galardoado «confronta o leitor com um fulgor rítmico magistral e com a visita a alguns dos lugares paradigmáticos na poesia do autor. Vitrificação, estilhaços, riscos, violência e história, O Vidro faz alusão a fragmentos de Anna Calvi, António Damásio, Edmond Jabès, Fernando Pessoa, Martin Amis e T.S. Eliot».

Luis Quintais, nascido em 1968 e natural de Coimbra, é antropólogo, ensaísta e poeta, além de professor na Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES). Publicou onze livros de poesia: A imprecisa melancolia (1995), Lamento (1999), Umbria (1999), Verso antigo (2001), Angst (2002), Duelo (2004), Canto onde (2006), Mais espesso que a água (2008), Riscava a palavra dor no quadro negro (2010), Depois da música (2013) e O vidro (2014). Além do Prémio Fundação Inês de Castro, do seu currículo consta o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio PEN Clube Português e o Prémio Fundação Luís Miguel Nava.

Segundo informação disponibilizada pela Fundação Inês de Castro, pela distinção obtida, Luís Quintais receberá um troféu de prata e pedra, da autoria do escultor João Cutileiro, que simboliza todo o drama e mistério que rodeia o episódio de Pedro e Inês, numa cerimónia marcada para 28 de março, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, tendo sido convidado a presidir à cerimónia o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Outras informações sobre o premiado e o seu trabalho literário em https://luisquintaisweb.wordpress.com/