Prémio Agostinho Roseta

Hermes Costa e Pedro Araújo vencem Prémio Agostinho Roseta

Junho de 2011


Hermes Costa e Pedro Araújo, investigadores do Centro de Estudos Sociais (CES) – Laboratório Associado da Universidade de Coimbra, venceram a 6ª edição do Prémio Agostinho Roseta, na categoria de “Estudos e Trabalhos de Investigação”, com o estudo “As vozes do trabalho nas multinacionais: o impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal”, que analisa o impacto em Portugal da Directiva Comunitária 94/45/CE, que permitiu a criação de Conselhos de Empresa Europeus (CEEs). Além da expressão quantitativa dos CEEs, de um estudo dos seus processos de constituição e formal e funcionamento, assim como das percepções das entidades patronais sobre os CEEs, o trabalho privilegia sobretudo as experiências de representantes de trabalhadores portugueses – as vozes do trabalho – naquelas instituições de informação e consulta transnacional de trabalhadores.

Instituído em 2000 pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, o prémio Agostinho Roseta tem por objectivo homenagear o histórico líder da UGT. Desde então têm vindo a ser premiadas pessoas singulares e colectivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão quer de estudos de investigação, quer de boas práticas em domínios relevantes para a melhoria da dignificação do trabalho e das condições em que é prestado e para o incremento do diálogo social. Relativamente à categoria de “Estudos e Trabalhos de Investigação”, esta destina-se a premiar estudos no âmbito das relações laborais, segurança e higiene no trabalho, participação dos trabalhadores nas empresas, sindicalismo e associativismo, emprego e formação profissional e conciliação da vida profissional com a vida familiar.

É de referir que este galardão foi vencido ex-aequo com o trabalho “Perspectiva sociocognitiva da transição do ensino superior para o trabalho: A influência da auto-eficácia e dos objectivos numa transição vocacional”, da autoria de Diana Aguiar Vieira.

Destacar ainda que, em 2006, a mesma categoria deste prémio fora atribuída a António Casimiro Ferreira, também investigador do CES, pelo seu livro “Trabalho Procura Justiça: os Tribunais de Trabalho na Sociedade Portuguesa”.

O estudo dos investigadores do CES agora premiado encontra-se publicado no volume 1 da série “Trabalho e Sociedade”, editado em Janeiro de 2009 na colecção CES/Almedina.