Honoris Causa

McGill University atribui Honoris Causa a Boaventura de Sousa Santos

Junho de 2012

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos recebe no dia 8 de junho, em Montreal, no Canadá, o grau de Doutor Honoris Causa em Direito pela McGill University, uma das mais prestigiadas universidades da América do Norte, presença assídua nos lugares cimeiros das listas das melhores instituições de ensino superior mundiais.

Trata-se de mais um reconhecimento público de organizações internacionais do contributo do atual diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para o conhecimento científico universal. Recorde-se que já este ano, em março, Boaventura de Sousa Santos recebeu a distinção “Sócrates”, a mais alta distinção da Faculdade de Direito da Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia) entregue a juristas e/ou investigadores cuja obra e vida tenham contribuído para promover a cultura jurídica universal.

Boaventura de Sousa Santos, Doutorado pela Universidade de Yale (JSD, 1973), é Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick (UK). É Diretor do Centro de Estudos Sociais da UC, onde dirige, igualmente, o Observatório Permanente da Justiça. A sua carreira estende-se por quatro décadas, afirmando-se como um dos cientistas sociais portugueses com maior projeção internacional.

Atualmente, coordena o projeto de investigação “ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo”, a desenvolver entre 2011e 2016, financiado pelo European Research Council, e que visa repensar e renovar o conhecimento sócio-científico à luz das epistemologias do Sul, propostas por Boaventura de Sousa Santos, tendo como objetivo desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social.