CESSDA Formação de um consórcio para a constituição do Arquivo Português de Informação Social (APIS)

A necessidade de criar meios que permitam a organização de recursos científicos dispersos e a disseminação dos processos e resultados de pesquisa conduziu a que um conjunto de centros de investigação se mobilizasse no sentido de desenvolverem uma infra-estrutura científica comum no domínio das ciências sociais. Com a aprovação da candidatura conjunta (PTDC/CS-SOC/109035/2008) estão reunidas as condições necessárias para que as instituições proponente (ICS) e participantes (CES, CIES, CESnova, CEG), enquanto protagonistas importantes no campo das Ciências Sociais em Portugal, possam avançar com a criação do Arquivo Português de Informação Social (APIS). Este congregará e organizará a informação sobre a sociedade portuguesa resultante da aplicação de inquéritos ou de estudos à opinião pública realizados pela comunidade académica em geral.
A existência do APIS pressupõe ainda a realização de três objectivos fundamentais:

  • A internacionalização do Arquivo através da integração num sistema internacional de arquivo de dados, designadamente no CESSDA (Council of European Social Science Data Archives). Esta adesão permitirá promover e valorizar no espaço europeu os resultados da investigação desenvolvida em Portugal e estimulará a exploração desses mesmos resultados num quadro comparativo.
  • A institucionalização de um consórcio que permita potenciar a partilha da informação e contribuir para melhorar os processos e a organização da pesquisa. O desenvolvimento do arquivo prevê a possibilidade de novas instituições virem a associar-se ao seu desenvolvimento futuro, dando origem a parcerias entre instituições académicas, privadas ou públicas. Estas parcerias, uma vez criadas e devidamente articuladas, poderão constituir um núcleo consistente para disseminar a informação científica na sociedade.

Com a construção do Arquivo, estas instituições pretendem posicionar-se como emissor e divulgador de conteúdos científicos e contribuir para o reforço da ligação entre as Ciências Sociais e a Sociedade. Tornar essa informação disponível, de consulta pública e de fácil acesso constituem razões de peso para se promover a criação de um banco de dados.