Encontro

Jornadas Inaugurais da Universidade Popular Empenho e Arte

21 de novembro de 2017, 10h00

Centro Social Paroquial D. Manuel Martins (Setúbal)

Enquadramento

Tal como acontece nas inundações em que falta água potável, vivemos em sociedades saturadas de informação em que falta conhecimento. Precisamos de ferramentas que enriqueçam o nosso saber e nos deem energia para lutarmos por uma vida digna.

A Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA) é uma iniciativa que visa democratizar os conhecimentos e as informações relevantes para fortalecer uma cidadania activa e encorajar a vontade de lutar por uma sociedade melhor tornando-a mais eficaz. Esta democratização deve ser pensada em várias dimensões: por um lado, no modo como são produzidos e consumidos os conhecimentos; e, por outro, na ampliação do leque de saberes que se cruzam e dialogam. Pretendemos unir saberes feitos de estudo e saberes feitos de experiência prática e quotidiana, da rua e da vida; saberes que se expressam por palavras, gestos e sons; saberes académicos, artísticos, de intervenção social, culturais. Em suma, a UPEA visa promover diálogos de saberes e fazeres comprometidos com a luta pela dignidade de todos e todas por uma sociedade mais justa, pela transformação social, pela valorização de alternativas progressistas.

As organizações fundadoras da UPEA são o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Chapitô, o Centro Paroquial D. Manuel Martins, a Junta de Freguesia de Campo de Ourique, a Fundação Saramago, a associação Moinho da Juventude, a associação Pantalassa. As organizações fundadoras convidam outras organizações para se juntarem a este projeto educativo. A UPEA organizará sessões únicas ou cursos sobre temas diversos em forma de diálogos de saberes e de fazeres, procurando-se que cada sessão testemunhe a sua diversidade. As sessões serão promovidas por uma organização ou em parceria de duas ou mais organizações. Numa fase inicial, estes diálogos serão decididos consensualmente pelas organizações fundadoras, mas à medida que outras sessões se realizem os seus participantes terão um papel ativo na escolha dos temas a abordar e das pessoas a convidar em futuras sessões. O mesmo tema pode exigir vários momentos que podem ser repetidos em diferentes locais consoante a solicitação de organizações ou grupos que as acolham e garantam condições para a sua realização.

Todas as suas atividades são gratuitas e abertas a todas e todos, de forma voluntária. As organizações ou grupos que promovem sessões ou cursos podem convidar outras entidades ou pessoas não integradas em nenhuma das organizações ou grupos que a integram.