ECOSOL - Economia Solidária

Nossa linha do tempo

O Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES) vem constituindo, desde 2008, uma trajetória de estudo e reflexão na área da Economia Solidária. Nos últimos anos, o grupo vem constatando que Portugal constitui um espaço privilegiado de experiências esquecidas, potencialmente contra-hegemónicas e silenciadas por um imaginário dominante de crescimento e desenvolvimento nacional. O resgate destas experiências de reciprocidade e associativismo, em que a dimensão comunitária permite a reunião equitativa e não-hierárquica de saberes diversos – urbanos, populares, camponeses – constitui uma oportunidade singular para se repensar Portugal. Acompanhe abaixo os principais momentos que marcam a história do Ecosol.

LINHA DO TEMPO

2008: Criação do Ecosol, com reuniões de estudo acerca de autores e obras da Economia Solidária.

2008-2009: Período das primeiras publicações e apresentações em congresso do ECOSOL-CES

2011: Colóquio Internacional “Economia Solidária: uma semente de futuro”, com a conferência de abertura por Jean-Louis Laville.

2011: Publicação do livro “Economia Solidária: Questões Teóricas e Epistemológicas”, organização por Pedro Hespanha e Aline Mendonça dos Santos.

2012: Primeira “Roda de Diálogos” sobre pontos comuns entre Economia Solidária e Economia Indígena. Primeiro “Diálogos com o Terreno”, com a presença da CNA PT.

2014: Participação do Grupo Ecosol-CES no “International Colloquium Epistemologies of the South”, organizado pelo Projeto Alice.

2014: Organização de Dossiê Ecosol-CES na Revista Otra Economía - Revista Latinoamericana de Economía Social y Solidaria, da RILESS.

2015: Participação de membros do Ecosol no “5th. International Research Conference on Social Enterprise”, da Rede EMES, na Finlândia.

2016: Participação de membros do Ecosol no 2nd. International Polanyi Seminar, organizado pela Rede EMES, em França.

2016: Organização do seminário “Os múltiplos rostos da Economia Solidária em Portugal: um debate a partir das iniciativas de terreno”, em parceria com a RedPes.

2016: Publicação do artigo “O nome e a coisa. Sobre a invisibilidade e a ausência de reconhecimento institucional da Economia Solidária em Portugal” no dossiê temático Revista da ACEESA.

2017: Participação de membros do Ecosol na coorganização do livro “Solidariedade e Ação Coletiva: trajetórias e experiências” e na elaboração de vários capítulos.

2017: Primeira Escola de Verão sobre Economia Solidária, organizada pelo ECOSOL-CES, em parceria com ISCTE-IUL, Rede Portuguesa de Economia Solidária (RedPes), ACEESA, Rede EMES e Collège d’Etudes Mondiales de Paris.

2018: Participação de membros do Ecosol no 3rd. International Polanyi Seminar, organizado pela Rede EMES, na Dinamarca.

2018: Encontro "Construir Juntos a Economia Solidária" - Comemoração dos 10 anos do Ecosol/CES

2018: Participação de membros do Ecosol na International Conference Social Solidarity Economy & the Commons, organizada pelo ISCTE-IUL. Apresentação da edição portuguesa do livro de Jean-Louis Laville "Economia Social e Solidária" por Pedro Hespanha.

2019: Participação de membros do Ecosol na organização e na produção de capítulos do livro "Theory of Social Enterprise and Pluralism: solidarity economy, social movements, and Global South", editado pela Routledge