Joana Alves

Nota biográfica

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, com a tese: "Cuidar e ser cuidado. Uma análise do cuidado quotidiano, permanente e de longa duração". Socióloga e investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde actualmente é bolseira de investigação do projecto "Decide - Deficiência e autodeterminação: o desafio da "vida independente" em Portugal' (2016 - 2019) (financiado pela FCT - Ref. PTDC/IVC-SOC/6484/2014). Participou no "Estudo de Avaliação do Impacto dos Custos Financeiros e Sociais da Deficiência", no CES, o que viria a influenciar o seu interesse pelo tema do cuidado da deficiência pela família que trabalhou na tese de mestrado - Vidas de Cuidado(s): uma análise sociológica do papel dos cuidadores informais. Entre 2011 e 2015 foi bolseira de doutoramento da FCT, e frequentou o programa de Doutoramento em Sociologia da FEUC, onde discutiu a produção do cuidado para a deficiência em Portugal.