Maria Manuel Leitão Marques

mmanuel@ces.uc.pt

Nota biográfica

Maria Manuel Leitão Marques é licenciada em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e doutorada e agregada em economia pela Faculdade de Economia da mesma Universidade. Atualmente, é Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais desde a sua fundação. Participou e coordenou vários projetos nacionais e internacionais em Direito Económico, Direito da Concorrência e Sociologia do Direito e administração pública, em Portugal e no estrangeiro, sendo autora de vários livros e artigos publicados em diferentes línguas. É Vice-Presidente da Association Internationale de Droit Économique. Foi Secretária de Estado da Modernização Administrativa e responsável pelas áreas da simplificação administrativa e do governo eletrónico entre 2005 e 2011, tendo coordenado o Programa Simplex. Atualmente, a sua investigação incide especialmente sobre a regulação pública da economia e sobre a inovação nos serviços públicos.