Antonieta Reis Leite

Nota biográfica

Antonieta Reis Leite (Angra do Heroísmo, 1975) é investigadora auxiliar no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde integra a linha temática Europa e o Sul global: patrimónios e diálogos e a comissão permanete do Conselho Científico. É também professora auxiliar convidada no dARQ Universidade de Coimbra. Ganhou um financiamento competitivo individual CEEC FCT (2018). Previamente ocupou posições de investigadora em pós-doutoramento, com financiamento FCT, no CHAM Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores (entre 2014-2017) e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (entre 2014-2019), onde foi cocoordenadora do núcleo Cidade, Arquitetura e Culturas Urbanas entre 2019-2022. Licenciou-se em arquitetura pela Universidade de Coimbra (Portugal) em 2000 e em 2005 obteve um Diploma de Estudos Avançados em história da arte pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha), onde concluiu o curso de História da Arte e Arquitetura na Ibero América. Doutorou-se em 2012 pela Universidade de Coimbra com investigação sobre a história do ambiente construído do arquipélago dos Açores na sua relação com o processo de povoamento das ilhas descobertas despovoadas no séc. XV. Tem trabalhado sobre o processo de construção do mundo atlântico português, com destaque para o processo de colonização das ilhas atlânticas e da costa atlântica na Idade Moderna e para a compreensão de como a conetividade entre áreas centrais e periféricas é importante para a compreensão do mundo atlântico. O seu trabalho é informado por fontes históricas locais e coloniais e enfatiza a importância de uma abordagem interdisciplinar, relacionando a história da arquitetura e a história urbana com os estudos do património, pretendendo contribuir para uma ação informada sobre o património nos tempos pós-coloniais. É autora de um livro, artigos científicos e capítulos de livros. Participa em projetos de pesquisa financiados na sua área de especialização.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Leite, Antonieta Reis (2023), Do Claustro e da Ilha: os limites entre o cheio, o vazio e a identidade, in Luis Miguel Correia (org.), Ensaios: 35 anos de arquitetura na UC. Coimbra: edarq, 25-30

Capítulo em Livro