António Sousa Ribeiro

asr@ces.uc.pt

António Sousa Ribeiro é professor catedrático do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Germanísticos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi, entre 1991 e 2008, responsável pela Revista Crítica de Ciências Sociais. É co-coordenador dos programas de doutoramento em Discursos: Cultura, História e Sociedade e em Pós-Colonialismos e Cidadania Global. Ao longo da sua trajectória de docente e investigador, exerceu diversos cargos, incluindo os de presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras (2000-2002), de presidente do Conselho Científico do CES (2003-2007) e de director do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas desta Faculdade (2009-2011). É presentemente coordenador da direcção do CES. Tem publicado extensamente sobre temas de literatura de expressão alemã (com especial incidência em Karl Kraus e na modernidade vienense), literatura comparada, teoria literária, estudos culturais, estudos pós-coloniais e sociologia da cultura. Entre as suas actuais áreas de interesse, destacam-se os estudos sobre literaturas e culturas de expressão alemã, a literatura comparada, os estudos pós-coloniais, os estudos de tradução, os estudos sobre o Modernismo e estudos sobre temas de violência, cultura e identidades. Tem-se dedicado também à tradução literária.

Ribeiro, António Sousa (2017), Conflict, Narration and Satirical Violence in Karl Kraus' Die Fackel, in Wolfgang Müller-Funk; Clemens Ruthner (org.), Narrative(s) in Conflict. New York: de Gruyter, 53-62

Ribeiro, António Sousa (2017), La autoridad de la víctima. Lo cómico y la violencia, in Gabriel Gatti (org.), Un mundo de víctimas. Barcelona: Anthropos, 384-94

Ribeiro, António Sousa (2017), O Cómico e a Violência. A Autoridade da Vítima, in Isabel Caldeira et al. (org.), he Edge of One of Many Circles": Homenagem a Irene Ramalho Santos. Coimbra: Imprensa da Universidade, 449-62