Licínia Simão

Licínia Simão é professora auxiliar em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce actualmente as funções de coordenadora científica das Relações Internacionais para a mobilidade. É investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro da Direção, estando envolvida em diversos projectos de investigação centrados no espaço pós-Soviético. No biénio 2018-2020, lidera a Coordenação da Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (SRI/APCP). É doutorada em Relações Internacionais (especialidade de Estudos Europeus) pela Universidade de Coimbra (2010), com uma tese sobre a Política Europeia de Vizinhança para o Cáucaso do Sul. Os seus interesses académicos incluem Políticas Externas e Estudos de Segurança, com enfoque na Política Externa Europeia e no Espaço Pós-Soviético. A sua mais recente publicação é o livro "The EU's Neighbourhood Policy towards the South Caucasus: Expanding the European Security Community" (Palgrave Macmillan, 2018).

Simão, Licínia (2018), "European Foreign Policy Challenges in the South Caucasus: the Limits of a Normative-Based Geopolitics", Debater a Europa, 18, 85-102

Simão, Licínia (2018), The European Union's New Eastern Partnership Policy, in Kornely Kakachia, Stefen Meister, Benjamin Fricke (org.), Geopolitics and Security. A new strategy for the South Caucasus. Berlim/Tbilisi: German Council on Foreign Relations, 18-44

Simão, Licínia (2018), Bringing "the political" back into European security: challenges to the EU's ordering of the Eastern Partnership, in Elena Korosteleva, Igor Merheim-Eyre, Eske Van Gils (org.), The Politics' and 'The Political' of the Eastern Partnership Initiative: Reshaping the Agenda. Londres: Routledge