Licínia Simão

Licínia Simão é professora auxiliar em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce actualmente as funções de coordenadora científica das Relações Internacionais para a mobilidade. É investigadora do Centro de Estudos Sociais, estando envolvida em diversos projectos de investigação centrados no espaço pós-Soviético. É doutorada em Relações Internacionais (especialidade de Estudos Europeus) pela Universidade de Coimbra (2010), com uma tese sobre a política externa e de segurança europeia para o Cáucaso do Sul. Os seus interesses académicos incluem Políticas Externas e Estudos de Segurança, com enfoque na Política Externa Europeia e no Espaço Pós-Soviético. A sua mais recente publicação é o livro "The EU's Neighbourhood Policy towards the South Caucasus: Expanding the European Security Community" (Palgrave Macmillan, 2018).

Simão, Licínia (2018), Bringing "the political" back into European security: challenges to the EU's ordering of the Eastern Partnership, in Elena Korosteleva, Igor Merheim-Eyre, Eske Van Gils (org.), The Politics' and 'The Political' of the Eastern Partnership Initiative: Reshaping the Agenda. Londres: Routledge

Simão, Licínia (2018), The European Neighbourhood Policy and the South Caucasus, in Tobias Schumacher, Andreas Marchetti, Thomas Demmelhuber (org.), Routledge Handbook on the European Neighbourhood Policy. Londres: Routledge

Livro

Simão, Licínia (2018), The EU's Neighbourhood Policy towards the South Caucasus: Expanding the European Security Community. Springer International Publishing