Plano de Estudos

1º ano, 1º semestre

Estudos Anglo-Americanos I - Poética e Cidadania

Docente: Graça Capinha (FLUC/CES)

Este seminário pretendo levar a cabo uma reflexão sobre o poder e a linguagem. Os seus principais objetos de estudo serão a poesia/teoria poética L=A=N=G=U=A=G=E norte-americana e a poesia dos emigrantes portugueses nos EUA, entendidas como dois exemplos de literatura menor, definida pela errância e pelo nomadismo. Estas formas literárias — no seu descentramento vanguardístico e nacional, respetivamente — produzem uma desterritorialização da palavra que se manifesta num anti-formalismo radicalmente formalista a procurar lidar com a impossibilidade da totalização da perspetiva e, sobretudo, com a impossibilidade da totalização discursiva.

Bibliografia sumaríssima:

- ANDREWS, Bruce & BERNSTEIN, Charles (eds.). 1984. The L=A=N=G=U=A=G=E Book. Carbondale: Southeastern Illinois University Press.

- BERNSTEIN, Charles (ed.). 1990. The Politics of Poetic Form. Poetry and Public Policy. New York: Roof Books

História Contemporânea I - Império e Pós-Colonialismo 3

Docentes: Fernando Catroga (FLUC e CHSC da FLUC), Rui Cunha Martins (FLUC/CEIS20 da UC) e João Paulo Avelãs Nunes (FLUC/CEIS20 da UC)

Pretende-se aprofundar a reflexão epistemológica e teórica acerca do conhecimento produzido sobre os fenómenos da colonização e do pós-colonialismo na Época Contemporânea. Aprofundar a análise de evoluções ocorridas no sentido da estruturação ou do desmantelar de situações de dominação, cooperação ou pós-dominação. Analisar as vertentes filosófica, cultural, político-jurídica e socioeconómica de situações de colonização e pós-colonialismo. Comparar situações de colonização e de pós-colonialismo nas quais estiveram envolvidos Portugal, outros países europeus, outros países a nível mundial.

Bibliografia sumaríssima:

- SPIVAK, Gayatri Chakravorty, Crítica de la razón poscolonial. Hacia una história del presente evanescente (trad. do inglês), Madrid, Ediciones Akal, 2010.

- ZOLO, Danilo, Globalization: an overview, Colchester, European Consortium for Political Research Press, 2008.

Sociologia I - Eurocentrismo e (anti-)racismo: teorias, sociedades e política(s)

Docentes: Silvia Rodríguez Maeso (CES) [coord.] & Marta Araújo (CES)

Com este seminário, pretende-se que os estudantes adquiram perspetivas críticas sobre o racismo e o Eurocentrismo. Tendo em consideração quer a longa duração dos processos coloniais, quer as especificidades dos debates e controvérsias atuais que têm marcado as abordagens e intervenções políticas, tentaremos estabelecer uma reflexão mais aprofundada sobre as interações do (anti-)racismo com culturas políticas públicas. O propósito geral é proporcionar ferramentas teórico-analíticas críticas e contextualizadas sobre (anti-)racismo que dialoguem com a historicidade dos conceitos e lutas a eles associados.

1º ano, 2º semestre

Estudos Anglo-Americanos II - Pós-Colonialismos nos Estudos Ingleses e Americanos

Docentes – Maria José Canelo (FLUC/CES) e Jacinta Matos (FLUC).

Este seminário reparte-se em duas componentes: Estudos Ingleses e Estudos Americanos. O objetivo é permitir aos estudantes o aprofundamento dos estudos numa destas áreas ou numa combinação de ambas. A partir da temática do pós-colonialismo, o seminário procurará identificar conceitos teóricos pertinentes e problematizar aspetos fundamentais da cultura e literatura britânica e/ou dos EUA, através do estudo de vários tipos de materiais, de textos literários a documentários, filmes e fotografia. Acompanhando os/as estudantes na leitura e análise críticas desses documentos, o seminário pretende prepará-lo/as para a prática da escrita e investigação nestas áreas.

Bibliografia sumaríssima:

- ASHCROFT, Bill. The Empire Writes Back: Theory and Practice in Post-colonial Literatures. London: Routledge, 2003.

- KAPLAN, Amy and Donald Pease eds. Cultures of United States Imperialism. Durham, N.C.: Duke UP, 1993.

História Contemporânea II - Memórias, Silêncios e Silenciamentos

Docente: Rui Bebiano (FLUC/CES)

Neste seminário são propostos três objetivos formativos fundamentais, apresentados a partir de uma abordagem que abre o campo da história das ideias a uma perspetiva multidisciplinar e vocacionados para o lançamento de novas investigações. Esses objetivos são: 1) uma observação e o estudo do caráter polissémico do conceito de memória; 2) a promoção de um entendimento da dimensão simbólica do silêncio e do não-dito como processos da manipulação contemporânea do passado; 3) o desenvolvimento do estudo de episódios e de processos objetivos de silenciamento, a partir do reconhecimento de conflitos, tensões e disputas em torno da memória.

Bibliografia sumaríssima:

- GOLDBERG, David Theo (2009), The Threat of Race. Reflections on Racial Neoliberalism. Malden MA: Wiley-Blackwell
- QUIJANO, Aníbal (2000), 'Coloniality of Power, Eurocentrism and Latin America', Nepantla: Views from South, 1:3, 533-580.

Sociologia II - Representações da Violência

Docente: António Sousa Ribeiro (FLUC/CES)

O seminário visa fornecer uma perspetiva ampla, transdisciplinar, do tema escolhido e oferecer instrumentos para uma primeira cartografia da complexidade dos problemas envolvidos. Será dada uma importância nuclear à questão do Holocausto e da representação do Holocausto. A metodologia a seguir assenta na leitura e discussão de textos basilares.

Bibliografia sumaríssima:

- BUTLER, Judith (2004), Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence. London: Verso.

- SCHINKEL, Willem (2010), Aspects of Violence: A Critical Theory. Basingstoke / New York: Palgrave Macmillan.