Apresentação

TEMÁTICA | OBJETIVOS

TEMÁTICA

O doutoramento em Estudos Feministas tem um perfil marcadamente interdisciplinar e pretende familiarizar as/os estudantes, com formação anterior em áreas diversas, com o maior número possível de questões e de metodologias relevantes para os Estudos Feministas / Estudos sobre Mulheres / Estudos de Género. Os seis seminários curriculares incluem-se nas áreas de Humanidades e de Sociologia.

O objetivo é preparar as/os estudantes para um mundo em que, apesar de todos os avanços conseguidos no âmbito da equidade sexual, a hierarquização sexual e a misoginia perduram e nem sempre são óbvias, tornando-se assim imperativa a aquisição da consciência dos discursos normativos que constroem imagens das mulheres, enquadravam o seu comportamento e definem os seus papéis sociais. A análise de dados empíricos sobre a pluralidade de vivências das mulheres é articulada com instrumentos conceptuais indispensáveis à investigação avançada.

O programa de Doutoramento em Estudos Feministas teve início em 2015/2016 e foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2015 por 6 anos. O Programa é oferecido bienalmente, abrindo assim uma nova edição cada dois anos.

OBJETIVOS

O curso tem por objetivo dar formação avançada na área científica de Estudos Feministas a estudantes de várias proveniências disciplinares. Pretende que as/os alunas/os:

- ganhem consciência crítica da posição do sujeito no próprio processo de produção do conhecimento, bem como da política subjacente à sua institucionalização;
- ganhem consciência dos discursos normativos que constroem, no passado e atualmente, imagens das mulheres que enquadravam o seu comportamento e definem os seus papéis;
- adquiram conhecimento de dados empíricos e métodos para sua análise sobre a pluralidade de vivências de mulheres, incluindo as elites e os grupos subalternizados;
- adquiram métodos e instrumentos conceptuais e operativos indispensáveis à investigação e produção académica nesta área de investigação ao nível de doutoramento.

"Escolhi este programa com os objetivos limitados. Mas depois, surpreendeu-me cada vez mais com os seminários e investigações interdisciplinares. Fiquei feliz e grata por ter uma oportunidade de obter mais conhecimento, ampliar a minha visão e sentir a fricção entre a cultura oriental e ocidental."

Yibing Yu, 俞燚昺, 3.º ano (China)