Teses Defendidas

Orientação
Virgínia Ferreira
Resumo
A avaliação tem assumido uma importância crescente nas organizações do terceiro setor (OTS) em resultado dos desafios originados por uma nova relação com o Estado e outras entidades financiadoras, e das transformações ocorridas no seio do próprio setor. Articulando um conjunto amplo de perspetivas teóricas e analíticas, radicadas em campos do conhecimento diversos, o estudo propôs-se perscrutar motivações, práticas e usos da avaliação nas OTS portuguesas, desvelando lógicas e racionalidades associadas às modalidades de avaliação adotadas, e refletindo sobre as suas implicações na identidade do setor. A estratégia de pesquisa assentou na análise interpretativa das fontes documentais e dos registos orais das entrevistas semiestruturadas realizadas a 45 atores dos campos da avaliação e do terceiro setor, e na aplicação de um inquérito por questionário online a representantes de 575 OTS. O estudo é, grosso modo, revelador da ainda frágil cultura de avaliação nas organizações estudadas, em que a subscrição efusiva da retórica da avaliação não ecoa no investimento que é feito na integração de práticas consistentes e na criação de estruturas próprias de avaliação potenciadoras de processos de aprendizagem ao serviço das suas missões. A análise permitiu desvelar a implicação e relevância de uma diversidade de fatores, quer associados ao ambiente interno, quer associados ao contexto ambiental e institucional, na composição deste retrato geral, assim como na definição de tipologias de avaliação e diferentes perfis organizacionais. Ao mesmo tempo que evidencia a centralidade das pressões institucionais na configuração das práticas e representações sobre avaliação, especialmente as associadas ao financiamento, o estudo sublinha a relevância do papel dos fatores contingenciais internos e da cultura organizacional na mediação dos efeitos do ambiente externo na internalização da avaliação.

Palavras-chave: terceiro setor; avaliação; medição; desempenho; impacto; prestação de contas; aprendizagem organizacional.