6ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa

José Neves vencedor da 6ª edição do Prémio CES

O Júri da 6ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa, constituído pelo Diretor do CES, Boaventura de Sousa Santos, e pelos professores Cristiana Bastos (Instituto de Ciências Sociais), Graça Carapinheiro (ISCTE), José Vicente Tavares dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Teresa Cruz e Silva (Universidade Eduardo Mondlane) deliberou atribuir o prémio e três menções honrosas aos trabalhos dos seguintes investigadores:

Vencedor
José Manuel Viegas Neves
Comunismo e Nacionalismo em Portugal: Política, Cultura e História no Século XX

Menções honrosas

Alice Cruz Pereira
A lepra entre a opacidade do véu e a transferência do toque. Interstícios de sentido na última leprosaria portuguesa

Lígia Mori Madeira
Trajetórias de homens infames: políticas públicas penais e programas de apoio a egressos do sistema penitenciário no Brasil

Susana Manuela Ribeiro Dias da Silva
Médicos, juristas e “leigos”: um estudo das representações sociais sobre a reprodução medicamente assistida

A 6ª edição do Prémio CES, no valor de 5.000,00 Euros, é financiada pelo Instituto Camões e pela Caixa Geral de Depósitos.

Sobre o Prémio

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra criou, em 1999, um prémio de atribuição bienal destinado a jovens investigadores/as (até 35 anos) de Países de Língua Portuguesa. O Prémio CES visa galardoar trabalhos de elevada qualidade no domínio das ciências sociais e das humanidades. Um dos objetivos principais é o de promover o reconhecimento de estudos que contribuam, pelo seu excecional mérito, para o desenvolvimento das comunidades científicas de língua portuguesa. O domínio das ciências sociais é entendido em sentido amplo.

> Sobre os investigadores

José Neves nasceu em Lisboa em 1978. Doutorou-se em História da Cultura no Período Contemporâneo, no ISCTE, em 2008. Ao longo dos últimos anos, tem-se interessado sobretudo por três áreas de debate e de estudo: a história do comunismo, os estudos sobre nacionalismo e a história do desporto. Em 2006, publicou Da Gaveta para Fora – Ensaios sobre Marxistas. Em 2004 publicou, com Nuno Domingos, A época do Futebol – o Jogo Visto pelas Ciências Sociais. Em 2002 recebeu o Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação. Atualmente, é investigador de Pós-Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde iniciou um projeto sobre a história dos conceitos de massas.

Alice Cruz Pereira é, desde 2008, Mestre em “Pós-Colonialismo e Cidadania Global”. Atualmente, frequenta o Programa de Doutoramento CES/FEUC em “Pós-Colonialismo e Cidadania Global”.

Lígia Mori Madeira é, desde 2008, doutorada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Susana Manuela Ribeiro Dias da Silva é, desde 2008, doutorada em Sociologia pela Faculdade de Letras do Porto.

> Sobre o trabalho premiado

Comunismo e Nacionalismo em Portugal: Política, Cultura e História no Século XX
A história da oposição entre o Partido Comunista Português e o Estado Novo é em parte a história da contradição entre o internacionalismo comunista e o nacionalismo fascista, mas é também a história da oposição entre dois tipos de nacionalismo. Em Portugal, o nacionalismo comunista consolidou-se no decorrer dos anos 40, com a reorganização do Partido Comunista Português. É a partir da história do PCP que este livro propõe interpretar a relação entre comunismo e o nacionalismo.