9ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa

Élida Lauris e Sílvia Roque vencedoras ex aequo da 9ª edição do Prémio CES

Julho de 2015

O Júri da 9ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, constituído por Cristiana Bastos (Instituto de Ciências Sociais), José Castiano (Universidade Pedagógica de Moçambique), José Neves (Universidade Nova de Lisboa) e Raquel Maria Rigotto (Universidade Federal do Ceará), presidido pelo Diretor do CES, Boaventura de Sousa Santos, elegeu como vencedoras, ex-aequo, por unanimidade:

Élida Lauris com o trabalho Acesso para quem precisa, justiça para quem luta, direito para quem conhece. Dinâmicas de colonialidade e narra(alterna-)tivas do acesso à justiça no Brasil e em Portugal e Sílvia Roque com o trabalho Das revoluções por cumprir às resistências (im)possíveis. Jovens e percursos de violências em El Salvador e na Guiné-Bissau.

O júri deliberou ainda atribuir 3 menções honrosas aos seguintes trabalhos:
- Entre os Senhores das Ilhas e as Descontentes. Ausência e Emergência de Mulheres no Campo Político em Cabo Verde, de Eurídice Monteiro;
- Cidade & Cidadania (através da Arte). O Teatro do Oprimido na Região Metropolitana de Lisboa, de André Seixas do Carmo;
- A pureza perdida do desporto: futebol no Estado Novo, de Rahul Mahendra Kumar.

No valor de 5.000,00 Euros, esta 9ª edição do Prémio CES é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
 

Sobre o Prémio
O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra criou, em 1999, um prémio de atribuição bienal destinado a jovens investigadores/as (até 35 anos) de Países de Língua Portuguesa. O Prémio CES visa galardoar trabalhos de elevada qualidade no domínio das ciências sociais e das humanidades. Um dos objetivos principais é o de promover o reconhecimento de estudos que contribuam, pelo seu excecional mérito, para o desenvolvimento das comunidades científicas de língua portuguesa. O domínio das ciências sociais é entendido em sentido amplo.