Honoris Causa

Universidade de Sergipe distingue Boaventura de Sousa Santos

Setembro de 2014

Boaventura de Sousa Santos, Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, recebeu dia 17 de setembro de 2014 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), a mais alta condecoração outorgada por esta instituição de ensino brasileira.

Segundo os Estatutos da UFS, o Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que se distinguem, “seja pelo saber, pela atuação em prol da Filosofia, das Ciências, da Técnica, das Artes e das Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos”. Na resolução que decidiu a atribuição deste título, aprovada em setembro de 2013 pelo Conselho Universitário, «foram destacadas “as realizações do homenageado, a imensa obra publicada” em diversas línguas, o fato de ele ser “um dos mais influentes cientistas sociais da atualidade no campo das Ciências Sociais, com vasta atuação na área”, além de ter uma trajetória intimamente ligada ao Brasil.»

Boaventura de Sousa Santos proferiu ainda a conferência de abertura dos Fóruns Permanentes da UFS, “Para uma Universidade Polifônica: entre conhecer e reconhecer”, além lançamento do livro “O direito dos oprimidos”, publicação que integra a tese de doutoramento defendida por Boaventura em 1973 na Universidade de Yale (EUA). É a primeira vez que este trabalho de investigação conhece publicação em português.

Imagens do evento: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.628076710643969.1073741835.360365774081732&type=1

Fonte: Universidade Federal de Sergipe