Prémios P.E.N. Clube Português 2015

Luís Quintais distinguido Prémio P.E.N. Poesia 2015 ex aequo

Outubro 2015

Luís Quintais foi distinguido Prémio P.E.N. Poesia 2015, com o livro “O Vidro” (Assírio & Alvim, 2014), ex aequo com Isabel Mendes Ferreira (obra “O Tempo É Renda”). Nesta categoria, o júri foi formado por Victor Oliveira Mateus, Casimiro de Brito e Paula Mendes Coelho.

O P.E.N. Clube foi constituído legalmente em Portugal em 1979, fazendo parte do P.E.N. Club Internacional, a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo.

Vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro (Março de 2015), foi na altura considerado pelo júri do galardão "uma das vozes mais seguras da nova poesia portuguesa", que no livro O Vidro "confronta o leitor com um fulgor rítmico magistral e com a visita a alguns dos lugares paradigmáticos na poesia do autor. Vitrificação, estilhaços, riscos, violência e história, O Vidro faz alusão a fragmentos de Anna Calvi, António Damásio, Edmond Jabès, Fernando Pessoa, Martin Amis e T.S. Eliot."

Luís Quintais, nascido em 1968 e natural de Coimbra, é antropólogo, ensaísta e poeta, além de professor na Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES). Publicou onze livros de poesia: A imprecisa melancolia (1995), Lamento (1999), Umbria (1999), Verso antigo (2001), Angst (2002), Duelo (2004), Canto onde (2006), Mais espesso que a água (2008), Riscava a palavra dor no quadro negro (2010), Depois da música (2013) e O vidro (2014). Além do Prémio Fundação Inês de Castro, do seu currículo consta o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio P.E.N. Clube Português e o Prémio Fundação Luís Miguel Nava.

Segundo informação disponibilizada pela agência LUSA, a data de entrega dos prémios aos distinguidos não está ainda marcada.

Outras informações sobre o premiado e o seu trabalho literário em https://luisquintaisweb.wordpress.com/