o projecto


A "Oficina de Poesia" é um curso-livre (semestral) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com o apoio do Centro de Estudos Sociais, coordenado por Graça Capinha.

O Projecto "Oficina de Poesia" nasceu no ano lectivo de 1996-97 e resultou do interesse de um pequeno grupo de alunos, que então frequentava à cadeira de Literatura Inglesa I (Poesia Contemporânea), pela experiência do Programa de Doutoramento em Poética da State University of New York (onde leccionavam alguns dos maiores poetas norte-americanos contemporâneos, como Robert Creeley, Susan Howe e Charles Bernstein, entre outros). Após cerca de dois anos de formação naquele Programa, Graça Capinha (docente da Faculdade de Letras e investigadora do Centro de Estudos Sociais) aceita coordenar uma reflexão sobre poesia e poética, propondo igualmente alguns exercícios de escrita criativa. Assim nasceu o Curso Livre "Oficina de Poesia", oferecido pelo Grupo de Estudos Anglo-Americanos, da Faculdade de Letras, com o apoio do Centro de Estudos Sociais. Os/as alunos/as vêm de todas as áreas do conhecimento: das línguas e literaturas modernas à filosofia, passando pela psicologia, a sociologia e as ciências da educação, até à engenharia, à medicina e farmácia, ao direito, à matemática e à física.

Neste curso, o discurso poético é entendido como um marginalizado discurso do conhecimento e como uma prática de cidadania: um trabalho de intervenção sobre a linguagem do senso-comum, e uma responsabilidade de interferir na ordem do mundo (sobretudo na ordem do mundo daqueles que nunca foram expostos ao discurso poético). Deste entendimento resultam as leituras públicas e o interesse pela exploração de outras linguagens do saber.