< AnteriorSeguinte >
Nº 33
Outubro de 1991
Cidadania, Estado e políticas públicas
Cultura, modos de vida e práticas de socialização
Práticas de pesquisa social
ISSN 0254-1106 e ISSN eletrónico 2182-7435
  Introdução - Boaventura de Sousa Santos  
 
Cecília Loreto Mariz
  A Religião e o Enfrentamento da Pobreza no Brasil  (pp. 11-24)
 Procura-se analisar a relação entre afiliação religiosa e estratégias de enfrentar e sobreviver à pobreza no Brasil. Comparam-se as formas como diferentes grupos religiosos oferecem ao pobre instrumentos económicos, políticos e motivacionais que facilitam a solução de carências materiais.
 
Manuel Ennes Ferreira
  Pobreza Absoluta e Ajustamento Estrutural na República de São Tomé e Príncipe  (pp. 25-41)
 Apresentam-se os resultados alcançados com a aplicação de uma metodologia para aferir o grau de pobreza da população assalariada de S. Tomé e Príncipe.
 
Elisabeth S. Sousa
  Co-desenvolvimento: o diálogo Norte/Sul  (pp. 43-61)
 São analisadas as significações dos conceitos de desenvolvimento e cooperação em contextos culturais diferentes, do Norte (Bélgica e Portugal) e do Sul (África Negra e América Latina).
 
Cláudio Chaves Beato Filho
  A Realidade Social como um Processo Interpretativo  (pp. 63-82)
 Como são produzidos os dados "brutos" no interior de uma organização encarregada da produção do tratamento estatístico dos suicídios e tentativas de suicídio.
 
Graça Carapinheiro
  Poder Médico e Poder Administrativo no Quotidiano Hospitalar  (pp. 83-91)
 Pretende-se discutir as difíceis relações entre o poder médico e o poder administrativo em dois serviços hospitalares: um, admitindo áreas de especialização médica, num hospital universitário; o outro, admitindo áreas de especialização médica, num hospital não universitário.
 
Pedro Lopes Ferreira
  Definir e Medir a Qualidadede Cuidados de Saúde  (pp. 93-112)
 Aborda-se o problema da definição da qualidade de cuidados de saúde, especialmente quando em programas orientados para uma contínua melhoria dessa qualidade.
 
Maria Célia Paoli
  Movimentos Sociais, Cidadania, Espaço Público: perspectivas brasileiras para os anos 90  (pp. 115-133)
 Nestas últimas décadas do século, a sociedade brasileira apresenta traços novos e contraditórios na sua realidade política. A afirmação dos movimentos sociais está a fazer surgir uma nova política no Brasil, em que se redefinem dos limites do espaço público.
 
Heloísa Rodrigues Fernandes
  Violência e Modos de Vida: Os "Justiceiros"  (pp. 135-144)
 A reconstrução das biografias familiares de dois "justiceiros" de São Paulo permite explicitar dimensões muitas vezes desconhecidas ou silenciadas.
 
Sérgio Adorno
  Violência Urbana, Justiça Criminal e Organização Social do Crime  (pp. 145-156)
 Como fazer prosperar uma política de respeito dos direitos mínimos do cidadão condenado e encarcerado sem abdicar das funções repressivas dos aparelhos encarregados do contrôle da ordem pública?
 
Myriam Mesquita Pugliese de Castro
  Estado e Sociedade: A violação do direito à vida  (pp. 157-170)
 Analisam-se os resultados de uma pesquisa sobre as mortes violentas no Município de São Paulo no período de 1982-88, com vista a verificar a responsabilidade do Estado e da sociedade na violação do direito à vida, quer por acção, quer por omissão.
 
Amélia Cohn
  Caminhos da Reforma Sanitária no Brasil  (pp. 171-188)
 Analisam-se a política de saúde recente no Brasil e a Reforma Sanitária brasileira, à luz dos estudos — a imagem condizente— que vêm sendo realizados sobre o tema.
 
Fernando Ruivo
  Um Estado Labiríntico: a propósito das relações entre o poder central e o poder local em Portugal  (pp. 189-200)
 As relações entre Poder Local e Poder Central ultrapassam o quadro jurídico-financeiro formal que é suposto presidir-lhes, envolvendo-se num sistema de práticas informais com base em contactos e relações de ordem pessoal, um sistema de mediação que permite caracterizar o Estado português como um Estado Labiríntico.
 
Moisés de Lemos Martins
  O Discurso da Identidade e o Modo de Enunciar a Periferia  (pp. 203-215)
 Tendo em conta o nosso perfil cultural, que sentido tem o discurso da regionalização, sabendo nós que os conceitos de centro e periferia são lugares de problematização do discurso da identidade e da autonomia regional?
 
José Carlos Venâncio
  Uanhenga Xitu: O homem, o político, e o escritor. Uma referência obrigatória para a construção da nação em Angola.  (pp. 217-227)
 Traça-se o percurso de um dos mais significativos escritores angolanos da actualidade, marcado pelo compromisso entre a cultura tradicional dos Mbundu e a modernidade.
 
Francisco Videira Pires
  Sincretismo Religioso e Liberdade no Brasil  (pp. 229-242)
 Contestando a interpretação do sincretismo brasileiro como resultado da falta de liberdade religiosa dos escravos africanos, defende-se que as suas raízes têm de buscar-se, principalmente, na própria essência do sincretismo religioso, típico do encontro de culturas e, sobretudo, de religiões diversas.
 
Ana Benavente e Lucília Salgado
  Práticas Culturais, Modos de Vida e Escolarização  (pp. 243-252)
 Interrogam-se as rupturas entre as práticas culturais e familiares dos alunos dos meios populares e as práticas dominantes na escola primária. Lêem-se as práticas pedagógicas enquanto práticas sociais e questiona-se a formação de professores nas dimensões culturais e antropológicas.
 
João Paulo Moreira
  Telenovela: um desfile de modelos  (pp. 253-263)
 Partindo de uma breve caracterização histórica da telenovela, propõe-se uma caracterização genérica desta forma televisiva.
 
Pedro de Andrade
  A Taberna Mediática, Local Reticular de Negociações Sociais e Sociológicas  (pp. 286)
 A construção do objecto teórico "taberna" não deverá enquadrar-se nas teorias sociológicas que se revelem redutoras ou polarizadas nos seus pressupostos e princípios, mas em teorias mediadoras.
 
 
Recensões
 
 
 
Noticiário