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Nº 43
Outubro de 1995
Turismo, cultura e lazer
ISSN 0254-1106 e ISSN eletrónico 2182-7435
  Sociologia e Práticas de Lazer - Carlos Fortuna
 
 
Carlos Fortuna
  Turismo, Autenticidade e Cultura Urbana: percurso teórico, com paragens breves em Évora e Coimbra  (pp. 11-45)
 A interpretação sociológica do turismo urbano e cultural, entendido como manifestação da modernidade, deve estar atenta às influências das seguintes dimensões: a lógica do mercado, a cultura do consumo, a hegemonia do visual, a busca da autenticidade e o desejo de evasão dos sujeitos.
 
Carol Crawshaw e John Urry
  Turismo e Consumo Visual  (pp. 47-68)
 O artigo discute a natureza da experiência turística, enquanto forma de "consumo visual". Partindo de uma reflexão sobre a centralidade da "visão" e do "olhar" no turismo, analisa-se a importância da fotografia na construção das imagens e das experiências que se forjam no contexto das actividades turísticas.
 
Paula Abreu
  Turismo Internacional de Jovens: o universo das formas, dos motivos e das representações juvenis sobre a viagem  (pp. 69-91)
 O artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre o turismo internacional de jovens, promovido por associações juvenis. Analisam-se as motivações e os imaginários que os jovens associam à experiência da viagem, mostrando-se que as práticas do turismo juvenil em contexto associativo revelam fortes semelhanças com os modelos convencionais da indústria do turismo de massas.
 
Claudino Ferreira
  Estilos de Vida, Práticas e Representações Sociais dos Termalistas. o caso das termas da Curia  (pp. 93-122)
 Na sua dupla especialização, turística e terapêutica, as termas atraem clientelas heterogéneas. Neste artigo, analisam-se as práticas e as representações dos termalistas, mostrando que a estadia nas termas é vivida como um período de renovação física e emocional e de actualização de sociabilidades, estilos de vida e identidades sociais.
 
Elísio Estanque
  O Lazer e a Cultura Popular, entre a Regulação e a Transgressão: um estudo de caso  (pp. 123-145)
 Analisam-se as práticas recreativas e de lazer das classes subordinadas e sua transformação histórica, no quadro dos dinamismos sócio-culturais locais, chamando a atenção para o carácter ambíguo e contraditório que deriva da sua dupla vinculação, por um lado, em face da pressão reguladora e, por outro, da expressividade transgressiva da cultura popular.
 
Paulo Peixoto
  A Sedução do Consumo. As novas superfícies comerciais urbanas: um estudo de caso  (pp. 147-170)
 As novas lógicas do consumo mostram que as práticas de consumo têm cada vez menos a ver com as características dos consumidores e dos produtos, para dependerem em parte do ambiente em que se consome. Qual o significado destas lógicas no contexto da acentuada modernização dos ambientes de consumo em Portugal?
 
Margarida Lima de Faria
  Museus: educação ou divertimento? Uma análise da experiência museológica segundo o modelo figuracional de Norbert Elias e Eric Dunning  (pp. 171-195)
 Propõe-se neste artigo uma análise figuracional dos museus, enquanto espaços culturais, tomando em consideração não só os produtores, mas igualmente os públicos, as condições e os modos de produção da experiência museológica.
 
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