Workshop I
How complex is your project? From the investigation of complexity to the complexity of investigation

30 November 2022, 9h30 - 12h30 | 14h30-17h30

Facilitadora: Ana Teixeira de Melo, CES-UC

Destinatários: Investigadores e investigadores em fase de preparação de um projeto de investigação ou no início do mesmo, com viabilidade para realizar ajustamentos teóricos e metodológicos


Resumo | Em diferentes áreas e domínios do saber, os estudos da complexidade revelaram um universo e mundos emergentes e auto-organizados, não-lineares, multifacetados, com múltiplas escalas temporais e níveis, mundos simultaneamente diferenciados e integrados, multiperspectivados e sustentados num “limiar do caos” generativo e criativo. O paradigma dominante da ciência positivista e reducionista ignorou esta realidade (co-construída e relacional) e mostrou-se incapaz de abraçar a sua complexidade. Em muitas áreas, a crítica instalou-se e procuraram-se formas metodológicas mais congruentes, ainda que, em muitas ocasiões, “restritas” nas suas considerações epistemológicas. No campo das ciências sociais, muitas metodologias qualitativas afirmam-se como opções críticas para a construção de saberes mais complexos, embora nem sempre integrando ou dialogando com contributos teóricos importantes de outras áreas. Os estudos da complexidade reforçaram o apelo e as possibilidades de organização de novas formas de saber, mais congruentes com aquelas propriedades tão extraordinárias quanto desafiantes da capacidade de compreensão e ação humana. Perante a impossibilidade, estruturalmente determinada, de conhecermos completamente esta complexidade podemos, não obstante, desenvolver abordagens mais ricas e suficientemente complexas para gerir as aproximações necessárias e os custos das limitações das nossas investigações na redução dos fenómenos que pretendemos estudar.

Nesta oficina introduzirei os participantes a alguns princípios básicos organizadores de sistemas complexos naturais e sociais para depois os convidar a analisar e desafiar os limites e potencialidades dos seus seus projetos de investigação, na sua própria complexidade, e na coerência da sua organização com a complexidade do tema de investigação. Usando uma metodologia inovadora e experimental-’Relatoscópio’- guiarei os participantes numa reflexão, num primeiro momento individual, e, num segundo momento, partilhada e polifónica, sobre a organização dos seus projetos ensaiando movimentos de pensamento alternativos na direção de metodologias (as) mais complexas (possível). Neste processo, desafiarei o/a investigador/a a explorar contributos da sua própria complexidade, enquanto observador/a, para (a compreensão e transformação) (d)o mundo que se propõe investigar.

Os/as participantes serão, igualmente, convidados a explorar metodologias e métodos que possam amplificar e apoiar movimentos críticos para uma maior complexidade de pensamento e um processo criativo e generativo enquanto condição para a construção de uma ciência social verdadeiramente transformadora.


Inscrições obrigatórias, limitadas a 6 participantes.