Teatro | 5eme Bienal 'Histoire, Memoire, Immigration, Territoires' (RHMIT) - Marseille 2019

«As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino» de Breyten Breytenbach, pelo Teatro Griot

19 e 20 de outubro de 2019, 20h00

Marselha (França)

Apresentação

A Bienal de Marselha HMIT existe há uma década e tem lugar nas regiões francesas da Provence, Alpes e Côte-d’Azur - região mediterrânica que envolve dezenas de instituições culturais da região de Outubro a Dezembro. O tema das migrações, deslocação e viagem é central na Bienal de 2019, razão pela qual a programação artística apresentada pelo projeto de investigação Memoirs integrando o Teatro Griot e a obra de Breyten Breytenbach «As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino» (2015, encenação de Rogério de Carvalho), leva à reflexão.

O Teatro GRIOT é uma companhia de actores que se dedica à exploração de temáticas relevantes para a construção e problematização da emergente identidade europeia contemporânea, intercultural e desterritorializada, e do seu reflexo no discurso e na estética teatral. A identidade e as dinâmicas inter-identitárias, entre o africano e o europeu, e o território de intersecção entre ambos, são um dos eixos de desenvolvimento das actividades da companhia, o que se reflecte na programação, na escolha dos textos, dos encenadores e dos actores. A Memória e o Esquecimento, a Transgressão, a Língua, os Espaços Intersticiais e o Outro são conceitos estruturantes da companhia. Paralelamente a todas as peças levadas à cena, o Teatro GRIOT em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa promove uma conferência que integra um ciclo temático que determina a programação da companhia. A companhia integra ainda o Projecto de Intervenção cujas actividades se desenvolvem com as comunidades dos Bairros de Laveiras, Alto da Loba, Arrentela, Flamenga, Armador e no Centro Educativo Padre António Oliveira, em parceria com as Associações Batoto Yetu, Khapaz e o Departamento de Direitos Sociais da CML/ Divisão para a Coesão e Juventude - Núcleo de Apoio à Juventude.

Equipa Teatro Griot em Marselha: Encenador  - Rogério de Carvalho; Actores - Carla Gomes, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Maria Duarte, Matamba Joaquim, Miguel Eloy, Zia Soares; Design de luz  - Jorge Ribeiro; Design de som - Pedro Lima, Soundslikenuno; Assistente - Neusa Trovoada; Produtora: Urshi Cardoso

Apoio