Book presentation

«Poderes sindicais em debate: desafios e oportunidades na Autoeuropa, TAP e PT-Altice» by Hermes Augusto Costa, Elísio Estanque, Dora Fonseca and Manuel Carvalho da Silva

July 14, 2020, 18h00 (GMT +01:00)

Online event

A apresentação deste livro da Coleção CES/Almedina estará a cargo de Paulo Marques (professor no departamento de economia política do ISCTE), Sérgio Monte (secretário-geral adjunto da UGT) e Fernando Gomes (membro da comissão executiva da CGTP).


Resumo da obra

No rescaldo da austeridade que afetou a periferia da zona euro, as organizações sindicais foram confrontadas com cenários de grande adversidade. Este livro começa por discutir os discursos da crise sindical para se centrar nas suas potenciais formas de poder (estrutural, associativo, institucional e societal), propondo para o efeito seis critérios de análise para a (re)afirmação do sindicalismo: representatividade; qualificação; conflito/negociação; nacional/internacional; público/privado; inovação. Uma análise dos comportamentos sindicais no ambiente de três empresas estratégicas da economia portuguesa - Autoeuropa, TAP e PT/Altice - permitiu observar uma evolução assimétrica de recursos de poder, tanto na relação entre si, como em função do setor de atividade.

________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom e carece de inscrição prévia através do endereço
https://zoom.us/webinar/register/WN_u9T59eCvRImxSTSRDnS9YQ