You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Seminário
Os Refugiados, a Crise e os Traumas
18 de maio de 2016, 10h00
Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Apresentação

Enquadramento

O Centro de Trauma e o Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em parceria conjunta organizam, no próximo dia 18 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, um seminário de reflexão sobre a chamada Crise dos Refugiados na Europa, conjuntura potencialmente geradora de traumas.

Os cálculos do ACNUR (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados) estimam que nos anos de 2015 e de 2016 cheguem à Europa, através do Mediterrâneo, 1,4 milhões de refugiados.

Para os que procuram sobrevivência, na sequencia de conflitos armados ou de qualquer outra forma de perseguição, a Europa parece emergir como um sonho, um projeto de paz, de esperança. Mas, ultrapassados os múltiplos perigos da viagem, de imediato um outro pesadelo, uma outra desesperante evidência submerge a maioria.

Os europeus, também eles, têm medo. Medo do desvio de fundos, da concorrência laboral, dos atentados, da diferença. Recordam os assassinatos dos cartoonistas do Charlie Hebdo, os mortos do Bataclan, os ataques de Bruxelas.

Diariamente somos confrontados com o choque entre a esperança e a desilusão dos refugiados e constatamos a ambivalência europeia entre a defesa dos direitos humanos e o medo indefinido do Outro.

Por isso, o Centro de Trauma e o Observatório das Crises do CES, na sequência do encerramento do 2º Curso de Psicotraumatologia do Centro de Trauma certificado pela ESTSS (European Society for Traumatic Stress Studies), propõem a realização deste seminário, centrado em dois painéis fundamentais:

- A ambivalência na resposta dos povos e dos países da Europa perante o drama dos refugiados que a demandam;

- A intervenção psicossocial nestes contextos potencialmente traumáticos.

Contamos neste debate com a presença de um vasto leque de intervenientes, especialistas de reconhecido mérito nas áreas em discussão. Entre outros, confirmaram a sua presença:

Bruno Brito (APAV), Diana Araújo (Cruz Vermelha Internacional/Comité Internacional da Cruz Vermelha), Francisco Seixas da Costa (Embaixador), Marco Ramos (Psicólogo docente da Universidade de Aveiro), Margarida Marques (Secretária de Estado dos Assuntos Europeus), Miguel Arriaga (Direção Geral de Saúde),  Nataliya Bekh (Assessora na Fundação ADFPMC), Ricardo Alexandre (Jornalista RDP), Rui Pereira (Presidente do Observatório de Segurança), Susana Gouveia (Cruz Vermelha Portuguesa), Teresa Tito de Morais Mendes (Presidente do Conselho Português para os Refugiados).

A conferência de encerramento estará a cargo de Sami Naïr (Diretor do Forum do Mediterrâneo da Universidade Internacional da Andaluzia).


INSCRIÇÕES GRATUITAS MAS OBRIGATÓRIAS

Programa

Programa
 

10h00 - 11h30: Crise dos Refugiados: que Intervenções Psicossociais em contextos potencialmente traumáticos? 

Presidente: Teresa Tito de Morais Mendes (Conselho Português para os Refugiados)

Oradores:

  • Diana Araújo (Cruz Vermelha Portuguesa/Comité Internacional da Cruz Vermelha)
  • Nataliya Bekh (Assessora na Fundação ADFP)
  • Marco Ramos (Psicólogo docente da Universidade de Aveiro);
  • Teresa Tito de Morais Mendes (Conselho Português para os Refugiados)

11h30 - 12h30: Debate

12h30 - 12h45: Comunicação de Artur Santos Silva (Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian)

12h45 - 13h15: Apresentação do Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes - Bruno Brito, Susana Gouveia, Miguel Arriaga (Centro de Trauma)

Almoço

14h30 - 15h30: Sessão de entrega de diplomas aos participantes do II Curso de Formação em Psicotraumatologia do Centro de Trauma/CES.

  • António Sousa Ribeiro (Direção do Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra)
  • Luísa Sales (Coordenadora do Centro de Trauma)

15h30 - 17h30: A ambivalência da Europa perante o drama dos refugiados

Moderação do Debate - Ricardo Alexandre (Jornalista RDP)

Francisco Seixas da Costa (Embaixador), Margarida Marques (Secretária de Estado dos Assuntos Europeus), Rui Pereira, (Presidente do Observatório de Segurança).

Coffee-break

18h00 - 18h30: Conferência Final - Porque fracassa a Europa na Crise dos Refugiados?  – Sami Naïr (Diretor do Fórum do Mediterrâneo da Universidade Internacional da Andaluzia).

Notas biográficas > Oradores

Notas biográficas


Teresa Tito de Morais Mendes

Presidente do Conselho Português para os Refugiados (CPR), Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento fundada em 1991 e que representa, em Portugal, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Ativista pelos Direitos Humanos e dos Refugiados e pela criação de mecanismos sólidos e facilitadores do acolhimento e integração dos refugiados em Portugal, viveu, ela própria a privação da liberdade e o exílio antes da implementação do regime democrático no país. Tem um percurso dedicado à causa dos refugiados que lhe valeu o reconhecimento na esfera académica, pública e privada.


Diana Araújo

Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É Coordenadora do Serviço de Restabelecimento dos Laços Familiares da Cruz Vermelha Portuguesa, sendo membro do Grupo de Especialistas de rápida mobilização do Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Em 2005, esteve mobilizada no terreno como delegada internacional da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho na Indonésia, integrada na operação humanitária em resposta ao tsunami no Sudeste Asiático. No ano de 2015, realizou uma missão de emergência no Djibouti em resposta ao fluxo de refugiados do Iémen, onde foi responsável pela conceção e implementação do plano operacional de emergência de Restabelecimento dos Laços Familiares para esta crise humanitária.

Recentemente, em abril e maio do corrente ano, esteve no Equador onde apoiou tecnicamente a Cruz Vermelha Equatoriana na sua resposta de emergência de Restabelecimento dos Laços Familiares.


Nataliya Bekh

Atual Diretora do Centro de Instalação de Refugiados "Paz/Peace" da Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, em Miranda do Corvo.

Doutoranda em Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI - FDUC/FEUC/CES (2012) na especialidade de Sociologia Jurídica: Área das Migrações, Asilo e Refugiados, é investigadora na área de ciências sociais e de administração, com especial enfoque no estudo da legislação relativa à imigração em Portugal.


Marco Ramos

Marco Ramos, Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta acreditado. Interessa-se pelos processos de mudança humana, pela psicoterapia integradora e pela relação terapêutica. Tem estudado, investigado, ensinado e intervindo sobre o stress e coping no contexto da saúde no trabalho. Integrou o grupo de fundadores do IPSSO e foi seu psicólogo residente e diretor técnico. Tem realizado conferências, palestras e formações sobre o stress e sua prevenção, nas áreas da psicologia, gestão e medicina. É docente convidado da Universidade de Aveiro e do INDEG-IUL e autor dos livros: “Desafiar o desafio” (2001) e “Crescer em stress” (2005).


Ricardo Alexandre

Ricardo Alexandre é Jornalista da Antena1 do grupo RTP. Atualmente é responsável pelo programa radiofónico Visão Global, série semanal na Antena 1, sobre a vida do País e do Mundo, histórias que marcam a atualidade e reportagens acompanhadas dos comentários especializados do Embaixador José Cutileiro. Foi diretor-adjunto da rádio de 2005 a 2012, coordenou o Programa da Manhã, fez reportagem de guerra nos Balcãs, Afeganistão, Timor e Palestina, tendo obtido dois prémios nacionais. Tem trabalhos publicados nos principais jornais portugueses e é autor e coautor de vários livros. É licenciado em Sociologia, mestre em Sociedades e Políticas Europeias, e doutorando em Relações Internacionais. Lecionou Jornalismo Radiofónico na Universidade de Coimbra entre 2001 e 2007, ano em que foi bolseiro do German Marshall Fund of The United States. Leciona na Universidade Lusófona desde fevereiro de 2012.


Francisco Seixas da Costa

Licenciado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa.

Diplomata, esteve colocado nas embaixadas portuguesas na Noruega, Angola e Reino Unido.

Foi Embaixador Português junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, em Viena, no Brasil, em França e, cumulativamente, junto da UNESCO. Também foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e Diretor Executivo do Centro Norte-Sul, do Conselho da Europa.

É colunista e colaborador de diversas publicações e autor de várias obras sobre questões internacionais e de segurança.


Margarida Marques

Atual Secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2000/2002) e do Conselho Consultivo para a Igualdade (1986/1992).

Foi Professora Convidada na Universidade Autónoma (1983/1989), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1989/1994), no ISCTE/IUL (2004/2011) e membro do Conselho Geral do ISCTE/IUL (2009/2015).

Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal entre 2005 e 2011.

Foi fundadora da JS e sua secretária-geral (1981/1984).


Rui Pereira

Jurista e Professor convidado das Faculdades de Direito da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Lusíada, bem como do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Foi Juiz do Tribunal Constitucional, Secretário de Estado da Administração Interna no XIV Governo Constitucional e Ministro da Administração Interna nos XVII e XVIII Governos Constitucionais.

É Presidente e membro fundador do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo e comentador de temas de segurança e criminalidade na comunicação social.


Sami Naïr

Sami Nair é Professor de Ciência Política na Universidade de Paris VIII, diretor do Fórum do Mediterrâneo, da Universidade Internacional da Andaluzia, em Sevilha. Também é diretor do Institut d’Etudes et de Recherches Europe Mediterranée (IEREM) de Paris, tendo ministrado aulas e conferências em várias universidades do mundo. Nomeado Delegado interministerial de codesenvolvimento e migração internacional do governo francês em 1998, colabora na imprensa internacional: Libération, Le Monde e é colunista do El País. Entre suas recentes publicações em francês, traduzidas para espanhol e outras línguas, detacam-se: Y vendrán… las migraciones en tiempos hostiles, Bronce, Planeta, España, 2006; L’immigration est une chance, entre la peur et la raison, ed. Seuil, 2007. Em espanhol, publicou recentemente: El desengaño europeo, ed. Galaxia Gutenberg, 2014 e em setembro de 2016 será publicado: La gran indignidad. Refugiados migrantes, humillados y expulsados.

Inscrição

Cartaz

Fotos

Sala de Imprensa

29-05-2017
Os Refugiados, a Crise e os Traumas  
Diana Araújo | Francisco Seixas da Costa | Marco Ramos | Margarida Marques | Nataliya Bekh | Ricardo Alexandre | Rui Pereira | Teresa Tito de Morais Mendes