Centro de Trauma assume estatuto de Observatório CES
O Conselho Científico (CC) do Centro de Estudos Sociais (CES) reconheceu ao Centro de Trauma (CT) o estatuto de Observatório CES.
Esta decisão do CC do CES gratifica-nos particularmente já que valida o trabalho que o CT tem vindo a desenvolver, desde há cerca de uma década, na promoção e difusão do conhecimento sobre o trauma psicológico decorrente de situações de crise, desastre e catástrofe e no propósito de intervir como fórum de debate e de partilha de diferentes saberes no âmbito do trauma.
Com esse intento, e observando de forma atenta e sistemática a realidade social contemporânea, fomos desenvolvendo uma interação direta com redes, parcerias científicas e instituições que intervêm nestes cenários. Desenvolvemos cursos de Psicotraumatologia certificados internacionalmente e trabalhámos de forma ativa na formação de técnicos, com o objetivo da melhor intervenção em situações de potencial impacto traumático. Procurámos promover estratégias capazes de estimular a comunicação e a partilha de conhecimento com a comunidade em geral, como o comprova o trabalho feito junto de autarquias, escolas, unidades de saúde, comunicação social, técnicos e profissionais.
Consideramos que o estatuto de Observatório abrirá novas possibilidades de evolução e disseminação do propósito e do trabalho que temos vindo a desenvolver.
Confiamos que, como Observatório do Trauma, serão mais profícuas as parcerias com áreas científicas afins, com entidades promotoras de estratégias políticas e com agentes que, no terreno, lidam com situações passíveis de impacto traumático.
Serão mais estimulantes os desafios e mais efetivas as possibilidades de materialização de estudos acerca das realidades multifacetadas do trauma psicológico.
Serão mais conseguidas as colaborações que estimulem estratégias pessoais e comunitárias de prevenção e de superação do trauma e, consequentemente, da saúde mental da população.
Acrescidamente, o actual contexto Covid, com o evidente potencial traumático que acarreta para os indivíduos e para as sociedades obriga a um acrescido empenho de todos nós.
Apelamos a todos os que se interessam pela temática do Trauma e da intervenção na crise e, de forma muito especial, aos elementos da comunidade CES que se juntem a nós e que assumam como seu, o novo Observatório do CES. Que o desenvolvam como um espaço criativo de debate, de investigação, de partilha, de intervenção.
Contamos convosco!
Informação útil
O Centro de Trauma
O Centro de Trauma é uma unidade do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, criada por resolução do Conselho Científico do CES a 25 de Junho de 2009. O referido Centro é atualmente coordenado pela psiquiatra, Luísa Sales.
Pretende promover e difundir o conhecimento sobre a prevenção e a intervenção no trauma psicológico em situações de crise, desastre ou catástrofe, bem como colaborar com instituições envolvidas nestes cenários, propondo-se como fórum de debate e de partilha dos diferentes saberes no âmbito do Trauma.
É desde Novembro de 2010, membro da Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (European Society For Traumatic Stress Studies - ESTSS).