You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Conferência
Hereditariedade e Trauma: da genética ao ambiente
24 de fevereiro de 2011, 17h00
Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118, CES-Lisboa

Apresentação

Resumo

O título da conferência faz menção à possibilidade de uma hereditariedade do trauma patológico. Esta hereditariedade é controversa como o são os mecanismos possíveis subjacentes.
Num primeiro tempo, a conferência precisa mal-entendidos comuns (sobreposição dos conceitos hereditariedade e genética, separação dos conceitos genético e ambiental e unilateralidade da relação genótipo-fenótipo) e apresenta dificuldades na abordagem e estudo do tema (nature-nurture, inato-aprendido e neurodesenvolvimento).
A segunda parte analisa em pormenor a circularidade genótipo - ambiente – fenótipo, tomando como modelo o que já se conhece da hereditariedade das doenças mentais em geral e particularizando o trauma patológico.
Conclui falando do muito pouco que se sabe sobre a hereditariedade do trauma patológico e dos caminhos possíveis da investigação futura nesta área.
A conferência será seguida de debate público.

 

Nota biográfica

O Professor Doutor Rui Mota Cardoso é Psiquiatra e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O Professor Doutor João Arriscado Nunes é Investigador permanente do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.



Comentador: João Arriscado Nunes

 

Organização: Centro de Trauma

 

Nota: Entrada Livre.