You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Conferência
Hereditariedade e Trauma: da genética ao ambiente
28 de junho de 2011, 17h00
Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Apresentação

Comentários: João Arriscado Nunes (CES)


Enquadramento
O Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, dando continuidade ao Ciclo de Conferências Riscos (d)e Trauma organiza a conferência Hereditariedade e Trauma: da genética ao ambiente, proferida por Rui Mota Cardoso, psiquiatra e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A experiência do trauma pode provocar modificações no funcionamento biológico, emocional e social do indivíduo. Investigações recentes na área da Epigenética têm mostrado que a exposição ao trauma poderá ter efeitos nos próprios genes. Nesta sessão serão debatidas as possíveis marcas biológicas do trauma e o modo como estas se poderão transmitir ao longo das gerações.

A conferência aborda a controvérsia em torno da hereditariedade do trauma patológico e dos seus mecanismos subjacentes. Discute-se também os mal-entendidos comuns (sobreposição dos conceitos hereditariedade e genética, separação dos conceitos genético e ambiental e unilateralidade da relação genótipo-fenótipo) e as dificuldades existentes na abordagem e estudo do tema (nature-nurture, inato-aprendido e neurodesenvolvimento).

A circularidade genótipo - ambiente – fenótipo, tomando como modelo o que já se conhece da hereditariedade das doenças mentais em geral e particularmente do trauma patológico, será também motivo de reflexão.

A sessão será comentada pelo João Arriscado Nunes, Investigador Permanente do CES e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, seguindo-se um momento de debate público.

Com este Ciclo de Conferências, proferidas por individualidades de reconhecido mérito, O Centro de Trauma propõe-se estimular a discussão e a partilha de conhecimento entre aqueles que intervêm na área da prevenção e intervenção no trauma psicológico.
 

Notas biográficas
Rui Mota Cardoso
é Psiquiatra e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
João Arriscado Nunes é Investigador permanente do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Comissão Organizadora: Centro de Trauma do CES/UC
Coordenação: José Manuel Mendes e Luísa Sales 

Entrada Livre