You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Seminário
Modelos de Intervenção em crise: uma reflexão
6 de fevereiro de 2014, 17h00
Sala 1, CES-Coimbra

Apresentação

Resumo

Iniciativa em que serão debatidos modelos de intervenção em situações de crise, apresentando experiências diversas de intervenção em comunidade em diferentes países, nomeadamente, Argentina, Brasil e Portugal.

Intervenções: José Manuel Mendes (CES), Lía Zóttola (CES), Marcelo Henrique de Souza e Silva Martins (Médico-NUSAM/SAMU), Rafael Vinhal da Costa (Médico-NUSAM/SAMU) e Rafaela Lopes (CES)

 

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) e do Centro de Trauma.
 

Programa

Programa

Intervenções:
José Manuel Mendes - Modelos de intervenção e tipos de comunidade
Lía Zóttola - Experiência de intervenção comunitária em Psicologia Social
Rafael Costa e Marcelo Martins - Modelo de Intervenção na crise: atendimento pré-hospitalar em Brasília
Rafaela Lopes - Modelo de Intervenção das Equipas de Apoio Psicossocial da Autoridade Nacional de Proteção Civil


Notas biográficas

José Manuel Mendes – Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce as funções de Professor Auxiliar. Investigador do Centro de Estudos Sociais, tem trabalhado nas áreas das desigualdades, mobilidade social, movimentos sociais e acção colectiva e, mais recentemente, nas questões relacionadas com o risco e a vulnerabilidade social. É co-coordenador com Stefania Barca e Hermes Costa do Núcleo POSTRADE. É coordenador do Observatório do Risco - OSIRIS, sediado no Centro de Estudos Sociais.

Lia Zottola – Investigadora de pós-doutoramento no CES, no Núcleo DECIDE. Na Argentina é professora de Graduação e Pós-graduação na Universidad Nacional de Santiago del Estero (Argentina). Titular da cadeira de Psicologia Social. Pesquisadora do Centro de Pesquisas e Transferências (CONICET-UNSE). É pesquisadora associada do Instituto de Estudos Sociais para o Desenvolvimento, da Faculdade de Humanidades, Ciências Sociais e Saúde (INDES), Universidade Nacional de Santiago del Estero.

Rafael Vinhal da Costa Médico formado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), especialista em Gestão de Saúde (UnB), especialista em Direito Sanitário (Fiocruz), médico residente em psiquiatria no Hospital de Base do Distrito Federal – HBDF, médico regulador e intervencionista do Núcleo de Saúde Mental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – NUSAM/SAMU.

Marcelo Henrique de Souza e Silva Martins – Médico formado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), médico psiquiatra (HBDF), médico regulador e intervencionista no Núcleo de Saúde Mental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – NUSAM/SAMU

Rafaela Lopes – Investigadora Júnior  no Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Psicóloga nas Equipas de Apoio Psicossocial da Autoridade Nacional de Proteção Civil.