You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Trauma Infantil e Psicopatologia em Adultos: um estudo da descendência de ex-combatentes portugueses e a aplicação do método Delphi

Projecto de Doutoramento levado a cabo por Aida Dias, sob a orientação do Professor Doutor Rolf Kleber.

Este projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O Trauma infantil é considerado um factor de risco acrescido para o desenvolvimento de problemas de saúde física e mental em adultos. No entanto, a abordagem deste tema pode provocar problemas nas pessoas, nomeadamente as reacções dissociativas, amnésia, produção de falsas memórias e retraumatização.
Este trabalho tem como objectivo desenvolver o conhecimento sobre o efeito do trauma infantil na psicopatologia do adulto e seleccionar estratégias inovadoras e baseadas na evidência, que permitam reduzir os riscos associados à abordagem do trauma infantil. Após uma revisão de literatura, dados transversais recolhidos em 1200 portugueses serão analisados. Partindo dos resultados, será implementado o método Delphi, assegurando a participação de pelo menos 50 peritos internacionais. Áreas como resiliência, prevenção, avaliação e intervenção serão abrangidas.

A inovação desta proposta de estudo pretende ser a análise das consequências da guerra na descendência de ex-combatentes e o desenvolvimento de linhas multiculturais e transdisciplinares, orientadoras do tratamento de pessoas que sofrem com o trauma infantil.