You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Dossier COVID-19


Uma seleção de informações relevantes constantemente atualizada. Consulte aqui
 

Apoio COVID-19

Serviço gratuito de aconselhamento por terapeutas voluntários do CT

Saiba mais aqui

Centro de Trauma

Já conhece a página de facebook do Centro de Trauma?

Veja mais aqui

Livro: Psiquiatria de Catástrofe e Intervenção na Crise

Organização de. Luisa Sales. Disponível aqui, com autorização da Editora Almedina.

Mind the Gap

Mind the Gap. O Centro de Trauma/CES-UC é uma das organizações aderentes a esta campanha..

Saiba mais sobre esta campanha aqui

Notícias

Acompanhe todas as novidades do Centro de Trauma

Estamos a aceitar textos

Ler mais

Relembrando os incêndios de 2017

Com a chegada do tempo quente, surgem os avisos sobre os riscos de incêndio. Mantém-se assim actual o dossier que elaborámos sobre incêndios e trauma. Consulte aqui.

O Centro de Trauma é co-autor de um estudo longitudinal, em torno da pandemia da Covid-19 que está a ser organizado sob a tutela da Sociedade Europeia para o Estudo do Stress Traumático (ESTSS), em populações de dez países europeus. O objectivo é perceber como reagiram as populações à pandemia e, de modo mais concreto avaliar os seus fatores de stress, fatores de adaptação e despoletantes de trauma.

Este estudo permitirá a comparação de dados entre os países participantes e a tomada de consciência de quais os fatores que nos permitiram resistir e adaptar-nos. Paralelamente, o estudo poderá evidenciar os riscos a minimizar, de forma a proteger a saúde mental, quer a nível individual, quer a nível governamental e das instituições.

De modo a coletar esta informação, foi criado o questionário COVID-19: Stress, Adaptação e Trauma, disponível aqui. O estudo propõe-se a obter, posteriormente, ao longo de um ano, a resposta de outros dois questionários, para melhor compreender todas as nuaces de adaptação, resiliência e vulnerabilidade que uma situação destas pode despoletar.

Todos os dados serão recolhidos de forma confidencial.

Responsáveis pelo estudo em Portugal:
Luísa Sales - luisasales@ces.uc.pt
Margarida Figueiredo-Braga - mmfb@med.up.pt


Agradecemos muito a colaboração de todos. Agradecemos de modo muito especial, para além da participação directa no estudo, a sua divulgação nas redes de contacto de cada um.

O Centro de Trauma

O Centro de Trauma é uma unidade do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, criada por resolução do Conselho Científico do CES a 25 de Junho de 2009. O referido Centro é atualmente coordenado pela psiquiatra, Luísa Sales.

Pretende promover e difundir o conhecimento sobre a prevenção e a intervenção no trauma psicológico em situações de crise, desastre ou catástrofe, bem como colaborar com instituições envolvidas nestes cenários, propondo-se como fórum de debate e de partilha dos diferentes saberes no âmbito do Trauma.

É desde Novembro de 2010, membro da Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (European Society For Traumatic Stress Studies - ESTSS).