SOBRE

O Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS) foi criado por estudantes dos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) tendo em vista a partilha e divulgação da investigação desenvolvida na área do trabalho e da sua relação com outras esferas da vida social.

Na sua génese, o RETS deriva da necessidade de um maior debate entre estudantes e investigadores em ciências sociais que partilham preocupações sobre os mais recentes fenómenos relativos às transformações do mundo do trabalho e do seu impacto na vida dos indivíduos. Todavia, a discussão sobre as transformações recentes no mundo laboral não pode fechar-se sobre si própria. O RETS privilegia um diálogo que compreenda a complexidade do trabalho como dimensão estruturante da vida contemporânea, ao focar-se nas interseções que estabelece, a montante e a jusante, com o contexto económico e financeiro, com o papel do Estado e das suas instituições, com os domínios da saúde, da educação e da cultura, mas também da dinâmica familiar e afectiva, das identidades individuais e coletivas, e das mais singulares experiências vividas em todos estes domínios.

Impulsionado por estudantes de um dos doutoramentos do CES, o RETS é atualmente composto por membros ligados a outras áreas, estando aberto a todos e todas quanto estejam interessados em participar num processo coletivo de reflexão sobre tais problemáticas.

Contando com a variedade de experiências dos seus participantes, o RETS assume como objetivo que as atividades desenvolvidas diversifiquem os modos de pensar e debater sobre a ciência social, democratizando os contextos e os públicos que a esta têm acesso e aproximando estudantes e investigadores à cidade, aos seus movimentos e aos espaços democráticos que a sua dinâmica cria.

EQUIPA

ATIVIDADES

ATIVIDADES PASSADAS

Debate
Superexplotación de la fuerza de trabajo
Blanca Estela Melgarito Rocha (FEUC/CES/RETS)

3 de abril de 2019, 15h00, Sala 2, CES | Alta

Debate
Reflexões acerca das desigualdades salariais de gênero 
Kareen Terenzzo (CES/RETS)

14 de março de 2019, 14h00, Sala 2, CES | Alta

Encontro
O sindicalismo português no século XXI: novos desafios e respostas sindicais

17 de novembro de 2018, 14h00, Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Curso de Formação
Formação de Jovens Líderes de Organizações de Trabalhadores

9 de outubro de 2018 a 12 de outubro de 2019, Setúbal

Ver mais...

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Recoaro, Deise (2020), "Sindicalismo de movimento social e a organização das mulheres", BIB Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, 93, 1-24. 

Zsögon, Cecilia (2019), "Girls’ exploitation in the Triple Border among Argentina, Brazil and Paraguay: between colonialism and human rights narrative", Society Register, 3(4), 57-74. 

Monteiro, Claudia Lima (2019), “A desmistificação do ato inseguro nos acidentes de trabalho”, Anais XVI Encontro Nacional da ABET – A Reforma Trabalhista no Brasil e no mundo. Salvador, Bahia. 

Monteiro, Claudia Lima (2019), “A jornada de trabalho no Brasil: Reflexões para a luta coletiva”, Notícias, BASE-FUT, março, 15 de 2019. 

Zsögon, Cecilia (2018), "Las formas del trabajo infantil en la región de la Triple Frontera entre Argentina, Brasil y Paraguay", Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos / ABET, Juiz de Fora, v.8, n.3, Set./Dez., 2018. 

Zsögon, Cecilia (2018), "Reflexiones sobre la construcción del objeto de estudio: el trabajo infantil en la Triple Frontera entre Argentina, Brasil y Paraguay", NORUS, 6(9), 470-492, Jan/Jul/2018. 

Carneiro, Bia (2018), "Trade unions and Facebook: the need to improve dialogue and expand networks", ETUI Policy Brief , 5/2018.

Zsögon, Cecilia (2017), "Trabajo infantil en América Latina: entre el eurocentrismo y el poscolonialismo", Revista SURES, 2017, 10, 94-106.

Campos, Alfredo; Alves da Silva, Ana; Carneiro, Bia; Santos, Elaine; Aristides, Saulo (2017), "Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI: Atas do I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (RETS/CES)" número temático em "Cescontexto - Debates", 16.

RECURSOS

VÍDEO: «Trabalho igual, salário diferente»: Uma análise das denúncias publicadas pela plataforma Ganhem Vergonha

VÍDEO: Sessões do I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade: Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI (com Ilóna Kovacs, Juan José Castillo, Manuel Loff, Sérgio Ribeiro, Elísio Estanque, Manuel Carvalho da Silva, Adriano Campos, José Soeiro, Ana Alves da Silva, Eduardo Barata e Alfredo Campos)

ÁUDIO: Ateneu debate “A Financeirização do Mundo e suas Consequências”

VÍDEO: Arnaldo Nogueira, Elísio Estanque e Hermes Costa debatem "Os Mundos do Trabalho em Portugal e no Brasil"

PODCAST: Entrevista com Arnaldo Nogueira

VÍDEO: Alfredo Campos debate "Trabalho, Precariedade e Qualificação: um olhar a partir das relações de poder entre Capital e Trabalho”

VÍDEO: Ana Alves da Silva debate “No Sinuoso Trilho do Empreendedorismo: notas sobre a pequena empresarialidade em Portugal”