Programa de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI"
 
fotografia de António Cesar Bochenek


António Cesar Bochenek


cesarbochenek@hotmail.com
www.bochenek.com.br

Antônio César Bochenek,nasceu na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, Brasil. Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Doutor pela Universidade de Coimbra. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é Presidente da Associação dos Juízes Federais do Paraná (APAJUFE) e diretor do Instituto Brasileiro de Administração da Justiça (IBRAJUS). Professor e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Projeto de Tese de Doutoramento

A interação entre Tribunais e Democracia por meio de acesso aos direitos e à justiça. Análise de experiências dos juizados especiais federais civeis brasileiros
Orientação: Boaventura de Sousa Santos

A investigação teórica tem por objetivo pesquisar a expansão da democracia e dos tribunais nas sociedades contemporâneas, especialmente, nos últimos 30 anos na América Latina e Brasil. As transformações ocorridas promoveram mudanças de paradigmas e nas funções dos tribunais: a transição de regimes autoritários para regimes democráticos; a separação de poderes na formulação clássica é substituída pela integração e diálogo entre os poderes estatais e a sociedade civil; o conservadorismo dos tribunais cede espaço para o ativismo judicial e a judicialização da política; novos modelos de democracia de alta intensidade (participativa, radical, intercultural) são agregados à democracia liberal representativa de baixa intensidade.

Nesse cenário, é fundamental compreender as concepções de acesso aos direitos e à justiça que são os principais meios de ligação entre os tribunais e a democracia, principalmente em sociedades extremamente desiguais como a brasileira e latino-americana. A transformação das formas de litigação e de acesso na justiça federal brasileira esta diretamente relacionada aos juizados especiais federais cíveis, que têm demonstrado serem órgãos judiciais reveladores de alternativas viáveis e, sobretudo, têm sido a solução brasileira para o enfrentamento dos desafios dos tribunais no século XXI.

A carência de trabalhos empíricos no âmbito dos tribunais e dos juizados especiais impulsionou a realização da pesquisa de campo em quatro experiências dos juizados especiais federais cíveis brasileiros: setor de atermação, convênios com as faculdades de direito para prestar atendimento ao público, juizados avançados e juizados itinerantes. A metodologia adotada é o método do caso alargado, com mesclas de diversas técnicas, como a observação participante, entrevistas semi-estruturadas e grupos focais.

A análise das experiências empíricas e dos aportes teóricos revelam pistas para uma nova concepção sobre o acesso aos direitos e à justiça nas sociedades democráticas contemporâneas. A ideia central é pensar o indivíduo na centralidade dos tribunais, ou seja, o sistema judicial não é constituído para os seus operadores, mas para a toda a população. O acesso aos direitos e à justiça não se restringe ao acesso ao Judiciário, por meio do ajuizamento de uma ação nos órgãos judiciais, mas compreende o acesso integral, irrestrito, gratuito e em igualdade de condições entre as partes. A dimensão prévia objetiva a prevenção de litígios e a posterior ao ajuizamento da demanda visa a efetividade por meio do restabelecimento ou concretização de direitos.

Os tribunais não são ilhas isoladas na sociedade e as novas concepções de acesso aos direitos e à justiça voltam-se para a aproximação e integração com as entidades públicas e privadas, governamentais ou não, e os movimentos sociais, as quais são essenciais à potencial transformação democrática dos tribunais. O desafio atual é limitar o acesso aos tribunais para ampliar o acesso aos direitos e à justiça.



Palavras-Chave: democracia; acesso; direito; justiça; juizados especiais.


Livros

Bochenek, António Cesar (2011), Juizados Especiais Federais Cíveis. Porto Alegre - RS: Simplíssimo.

Bochenek, António Cesar (orgs.) (2010), Diálogo entre Culturas - Direito a ter Direitos. Curitiba: Juruá.

Bochenek, António Cesar (orgs.) (2009), Matérias atuais da Justiça Federal. Curitiba: Juruá.

Bochenek, António Cesar (2004), Competência Cível - da Justiça Federal e dos Juizados Especiais Civeis. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.


Capítulos em livros

Bochenek, António Cesar (2009), Apontamentos sobre o recolhimento de contribuições relativas ao contribuinte individual em atraso e após a morte do segurado pelos dependentes, in Melissa Fomann e Suzani Andrade Ferraro (org.), PREVIDÊNCIA - Entre o Direito Social e ao Repercussão Econômica no Século XXI. Curitiba: Juruá, 5.

Bochenek, António Cesar (2009), Os Sistemas Judiciais e os Tribunais Diante da Sociedade Complexa: Tendências, in BOCHENEK, Antonio César; FREITAS, Vladimir Passos de (org.), Matérias Atuais da Justiça Federal. Curitiba: Juruá.

Bochenek, António Cesar (2008), Contrabando e fronteiras, in AVRITZER, Leonardo; BIGNOTTO, Newton; GUIMARÃES, Juarez; STARLING, Heloisa Maria Murgel (org.), Corrupção: Ensaios e Críticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 11.

Bochenek, António Cesar (2006), Benefícios devidos aos dependentes do Regime Geral da Previdência Social, in Daniel Machado da Rocha; José Antonio Savaris (org.), Curso de Especialização em Direito Previdenciário - Volume 2 - Benefícios da Seguridade Social -. Curitiba: Juruá.

Bochenek, António Cesar (2006), Processo e Procedimento - Competência, in GOMES A.F; BOCHENEK A. C; LUCAS F; ET AL. (org.), A Nova Lei Antidrogas. Niteroi: Impetus, 11.

Bochenek, António Cesar (2002), A autoridade coatora e o ato coator no mandado de segurança individual, in BUENO, Cassio Scarpinella; ALVIM, Eduardo Arruda; WAMBIER, Tereza Arruda Alv (org.), Aspectos Polêmicos e Atuais do Mandado de Segurança 51 anos depois. São Paulo/ SP: Editora Revista dos Tribunais, 50.

Bochenek, António Cesar (2002), Ações diretas em matéria tributária, in MARINS, James (org.), Tributação & Processo. Curitiba: Juruá, 37.


Comunicações em encontros científicos

Bochenek, António Cesar; Cogo, Sandra (2012), Organização de Congresso Jurídico Internacional, 06 a 08 de Agosto.

Bochenek, António Cesar (2010), Populações tradicionais, comunicação apresentada na/o Coimbra C - Colóquio dos doutorandos do CES, Coimbra Portugal, 08 a 09 de Outubro.

Bochenek, António Cesar (2009), Os tribunais e os sistemas judiciais nas sociedades complexas, comunicação apresentada na/o X Congresso Argentino de Sociologia Jurídica, Cordoba Argentina, 12 a 14 de Novembro.


Organização de encontros científicos

Organização de I Congresso Internacional Jurídico -CIJ, Ponta Grossa Paraná, 06 a 08 de Agosto de 2012.