Ciclos de cinema


CICLO DE CINEMA ITINERANTE-ParaDocma - Viver melhor [a cidade], é preciso!

maio a dezembro de 2017

Diversos Locais (Coimbra)

__________

 Mostra de filmes Cinemas no Interior, sessão em Coimbra

26 de junho de 2014, 21h30, Centro Cultural D. Dinis

Este Projeto é desenvolvido há 10 anos com comunidades do interior do Brasil (produções por quase todos os estados do nordeste brasileiro - Alagoas, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão), pequenas amostras da cultura e diversidade dessa região, e também de outros países da América Latina. O objetivo do trabalho é o de pesquisar, registrar e difundir as riquezas culturais, históricas e ambientais interioranas, tendo a própria população local como os principais pesquisadores, produtores, protagonistas e platéia inicial.

Para conhecimento deste projeto em pormenor:
http://www.cinemanointerior.com.br

__________

Mostra cinematográfica Ecologia e Lutas Sociais
4 e 5 de Dezembro de 2013


Hoje, 25 anos após a morte de Chico Mendes, a América Latina continua a ser região mais violenta do mundo no que toca aos assassinatos de ecologistas, de acordo com a Global Witness. Segundo dados divulgados pela organização em um estudo recente, entre 2002 e 2012 ocorreram 711 mortes em 34 países. De todas essas mortes, 592 ocorreram apenas na América Latina, sendo 365 desses assassinatos cometidos no Brasil. O objetivo da mostra não se restringe, no entanto, a abordar o tema da violência física contra ecologistas, mas também apresentar filmes que provoquem um debate sobre a dinâmica das lutas ecológicas na atualidade, com temas como por exemplo o acesso a recursos naturais e a participação das populações locais no debate sobre projetos que impactem seus modos de vida.

Chico Mendes, eu quero viver (Dir. Adrian Cowell, 56 min, 1989)
Sinopse: O filme mostra a trajetória de Chico Mendes, líder seringueiro no Acre, em defesa da Amazônia. Com registros feitos entre 1985 e 1988, acompanhamos Chico Mendes na organização dos seringueiros em defesa da floresta, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta, e na luta pela demarcação das primeiras reservas extractivistas na Amazônia. O filme mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no mundo.


Financiando o Desastre: Com Chico Mendes (Dir. Adrian Cowell, 15 min, 1987)
Sinopse: Em 15 minutos aborda-se de maneira crítica a política ambiental do Banco Mundial para a Amazônia, com enfoque na devastação promovida pelo seu financiamento com depoimentos de Chico Mendes.
http://imagensamazonia.pucgoias.edu.br/acervo.html#22

Delta Force (Dir. Glenn Ellis, 56 min, 1995)
Sinopse: Delta Force segue o documentário sobre os Campos de perfuração, e a luta do povo Ogoni contra a Shell na defesa das suas terra. Liderados pelo escritor Ken Saro-Wiwa, mais tarde detido ilegalmente e executado, denuncia-se a estreita relação entre a Shell e a ditadura militar nigeriana. Testemunha-se os ataques militar às comunidades Ogoni, e documenta-se a devastação ambiental. Grande parte do documentário conta ainda com filmagens secretas da própria comunidade Ogoni durante esse período.

Taking Root: A Visão de Wangari Maathai (Dir. Alan Dater e Lisa Merton, 80 min, 2012)
Sinopse: Taking Root conta-nos a história do Movimento Cinturaão Verde do Quênia e da sua fundadora Wangari Maathai, a primeira ambientalistas e mulher africana a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Num documentário dramático sobre os confrontos dos anos 80 e 90, emerge a determinação contagiante de Maathai e a sua coragem inabalável.
http://takingrootfilm.com

Matando por Terras (Dir. Adrian Cowell, 56 min, 1991)
Sinopse: Filmado na fronteira leste da Amazônia, ao longo da rodovia Belém Brasília, durante o período em 1986 em que foram assassinadas mais de 100 pessoas. Os grandes fazendeiros, prestes a perder os benefícios adquiridos durante o governo militar, contratam pistoleiros para expulsar grupos de sem-terra acampados. Casas queimadas, assassinatos, famílias expulsas: fatos que levam à retaliação dos sem-terra com queimadas de pastos e protestos, forçando os pistoleiros a abandonar o local e à partilha das terras por intermédio do Incra.
http://imagensamazonia.pucgoias.edu.br/acervo.html#26

Wira Pdika (Dir. Samarendra Das e Amarendra Das, 124 min, 2005)
Sinopse: Wira Pdika, significa em Kui (língua fala pelos Dongria Kondhs de Odisha), “Vermes da terra, pessoas da companhia”. O filme aborda a resistência da comunidade no estado de Odisha, na Índia, contra a mineração e empresas metalúrgicas que tem explorado a riqueza mineral e florestal de Odisha para aumentar estatísticas económicas neoliberais da Índia. Wira Pdika tenta colmatar a lacuna colossal entre a voz serena da terra e o barulho distorcido da grande média.

No Land, No Food, No Life (Dir. Amy Miller, 75 min, 2013)
Sinopse: No Land propõe o fim do "Land Grab", a expropriação ilegal de terras, e revela a necessidade da defesa das comunidades agrícolas e da agricultura familiar sustentável. O documentário dá voz direta às pessoas afetadas, combinando histórias pessoais e mostrando como pequenos agricultores lidam com a perda da terra e o processo de expropriação. No Land, faz cinema direto na organização de comunidades para lutar contra a grilagem.
http://nolandnofoodnolife.com

Ciclo de filmes e debate sobre a crise ecológica e as suas alternativas

Viver melhor é preciso!
Abril a Novembro de 2012
Evento organizado em parceria com o Grupo Transição de Coimbra

A crise ecológica não nos deixa dormir: mudanças climáticas, "desastres naturais", insegurança alimentar, contaminação do ar, da água e do solo, perda de biodiversidade, riscos para a saúde pública... Tudo isto leva-nos a olhar para o ambiente com preocupação e desconfiança sobre o futuro. Mas nem tudo está perdido! Existem alternativas e pessoas a desenvolvê-las com empenho, criatividade e alegria. Este ciclo de filmes pretende oferecer um olhar sobre o que podemos fazer e já está a ser feito para sair da crise ecológica, construir formas de convivência social mais sustentáveis e viver melhor.

Homage to Catalonia II

The Power of Community: how Cuba survived peak oil

Dirt

Carbon Connection

Fresh

Soja: em nome do progresso

__________

Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental
25 e 26 de Março de 2012

Um evento que tem como objetivo principal divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais,legendados ou narrados na Língua Portuguesa, em especial, que tenham como temática central o meio ambiente. O Festival acontece uma vez por ano, em Porto Velho, Brasil, no mês de Novembro, e tem também uma forma itinerante, como foi este evento em Coimbra.

Toxic Amazon
Direção: Bernardo Loyola e Felipe Milanez

Belo Monte - Piaraçu
Direção: Todd Southgate

Gado em terra Xavante
Direção: Todd Southgate

Soldados da borracha
Direção: Cesar Garcia Lima

Sessão cinematográfica e debate

Our Seeds: Seeds Blong Yumi de Jude e Michel Fanton
10 de Novembro de 2011