CURSO BREVE DE FORMAÇÃO MODULAR TEMÁTICA

O apoio à família multidesafiada a partir de uma abordagem centrada
nas forças

16 de setembro de 2019, 10h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Este curso breve de formação dedicado ao tema “O apoio à família multidesafiada a partir de uma abordagem centrada nas forças“, integra-se num projeto mais alargado do Curso Integrado de Formação e Supervisão “Complexidade e mudança Familiar: Um Modelo (Geral) de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada  (MAIFI)”, compreendendo a participação isolada nas Componentes Modulares de Formação Teórica Autónoma e de Formação Teórica em Grupo do Módulo 2.

Este curso apresenta um enquadramento teórico multissistémico, ecológico e centrado nas forças e em processos de resiliência para a compreensão de compreensão das dinâmicas de adaptação e mudança da família multidesafiada, elaborando a natureza dos processos que, simultaneamente, desafiam e convidam à cristalização de problemas e criam condições excepcionais para o seu florescimento e resiliência.

Discute-se como um quadro de compreensão da mudança, focado em processos e nas forças, em famílias multidesafiadas, oferece contributos especialmente relevantes para compreensão dos processos de resiliência e mudança das famílias em geral. O curso abordará ainda o desenvolvimento familiar a partir de uma perspectiva tradicional, antecipando a necessidade de revisão, expansão e enriquecimento desta leitura a partir de uma visão dinâmica e sistemas complexos que será aprofundada em módulos posteriores.

Discutem-se, ainda, os desafios para uma parentalidade positiva em contextos de múltiplos desafios e os desafios que se colocam aos profissionais, bem como as implicações para os processos de avaliação e intervenção, incluindo as exigências particulares de situações de promoção e proteção da criança.

O curso introduz os princípios de uma abordagem de trabalho colaborativa e centrada nas forças e explora estratégias de trabalho colaborativas e de ampliação de forças no contexto de um Modelo de Avaliação e de Intervenção Familiar Integrada.

Os participantes receberão, com a antecedência mínima de uma semana, relativamente ao momento de formação em grupo, um conjunto de sugestões de leituras (em português e inglês) para apoiar o seu estudo autónomo e preparação para a sessão teórica.

Horário: 10h00- 13h00; 14h00- 16h00; discussão livre entre as 16h00 e as 17h00
Formadora: Ana Teixeira de Melo, investigadora do CES-UC

Inscrição obrigatória