Cidade Sem Universidade / Universidade Sem Cidade: viver na cidade universitária após a emergência do COVID19

Period
November 16, 2020 to November 15, 2022
Duration
24 months
Abstract

O projeto ‘Cidade sem Universidade/Universidade Sem Cidade’ procura, de forma comparada, entender o que mudou nas “cidades universitárias” durante esta crise de saúde. Que alteração sofreram as relações e práticas sociais de uso e consumo do espaço público e privado nestascidades? É uma das perguntas de investigação que este projeto pretende explorar.

A literatura interdisciplinar sobre a estrutura espacial, social e económica das “cidades-campus”, aponta as influências que a presença da Universidade exerce sobre a organização urbana, bem como, o papel que estas desempenham na valorização da forma urbana e na prestação e eficiência dos serviços. No entanto, a crise aberta pelo COVID-19, e as restrições associadas, impõem atualmente a necessidade de se realizar uma reflexão vigorosa sobre a necessidade de antever mudanças nas formas tradicionais e consolidadas de oferta didática, desenvolvimento de pesquisas e, sobretudo, na organização geral dos espaços dentro e fora das universidades. O projeto irá assim realizar um estudo comparado entre a cidade de Pádua, em Itália, e a cidade de Coimbra. Ambas as cidades têm um número verdadeiramente significativo de estudantes não residentes - em parte "residentes temporários" e em parte trabalhadores pendulares - representa um excelente campo de observação das transformações que vão ocorrer a curto prazo nas formas de viver e de usar o espaço universitário e o espaço urbano.

A investigação incidirá na definição de alguns "quadros" de referência com base nos quais irá avaliar a formação de um cenário futuro sobre o desenvolvimento da organização universitária na cidade.
A verdadeira inovação do projeto consiste na metodologia proposta. O grupo de pesquisa, que combina a abordagem política e a abordagem de planejamento urbano em uma dimensão histórica, irá de fato permitir o uso combinado de técnicas de processamento de cenários com a construção de mapas nos quais os dados possam ser "projetados" recolhidos, entrelaçando os mapas baseados em dados produzidos no SIG com os “mapas comunitários”, expressão da investigação etnográfica e da investigação de campo. A análise SWOT participativa (na plataforma MOSAIC) também será usada para resumir as estratégias compartilhadas pelos atores envolvidos no caminho da pesquisa.

Partners

Coordenação do projeto: University of Padova

Researchers