PhD Thesis proposal

O PATRIMÓNIO EM MOVIMENTO: A CIRCULAÇÃO DAS FORMAS DA ARQUITECTURA EM TERRITÓRIOS DO IMPÉRIO PORTUGUÊS

Doctoral Programme: Heritages of Portuguese Influence

A expansão portuguesa, levada a termo a partir do século XV, estabeleceu um vasto território sob sua influência. Distância, múltiplas culturas, rivalidades locais, interesses externos, enfim, inúmeras variáveis se apresentaram à expansão marítima de Portugal que demandaram a adoção de uma estratégia peculiar para a administração de um universo tão plural.

Foi estabelecida uma configuração em rede como forma de relacionar as diversas partes do imenso universo ultramarino português.

Por esta rede de circulação, o colonizador português tratou de levar consigo toda uma carga de cultura e valores que fizeram de seu império um conjunto, ao mesmo tempo semelhante e diferente. No sentido inverso, entre as diversas partes desse vasto império, circularam, além de mercadorias, as ideias e conhecimento local que se mesclaram entre si, proporcionando um conjunto de elementos construídos, escritos e falados que constituíram o rico património de influência portuguesa. Para fins dessa pesquisa, interessa em particular, a arquitetura que, em uma análise superficial e preliminar, circulou e se apresenta repleta de referências comuns entre localidades que fizeram parte do império Português.