Informações úteis

Como chegar - Coimbra

De Lisboa

Do aeroporto pode apanhar um táxi até à Estação de Comboios Lisboa-Oriente (para cerca de 10minutos de viagem serão aproximadamente 10€) ou ir de metro (linha vermelha 1,25€).
Há duas estações ferroviárias em Coimbra: Coimbra A (Estação Nova) e Coimbra B (Estação Velha).
O local de chegada dos comboios é Coimbra B, de modo que deverá apanhar ligação para Coimbra A (o bilhete de comboio incluirá esta pequena viagem) e a partir daí apanhar um autocarro para a Faculdade de Economia (FEUC). Se pretende dirigir-se diretamente à FEUC, pode apanhar um táxi. Mais informação sobre como chegar à FEUC, ver abaixo.
Os comboios partem sensivelmente de hora a hora. O serviço mais rápido é fornecido pelos comboios Alfa Pendular (22,5 Euros), que demoram 1h34m até à estação de Coimbra B, seguido por Intercidades (serviço inter-cidades) (19 €), demorando 1h50m até à mesma estação.
Horário dos comboios: Comboios de Portugal
Mapa do Metro: Metro de Lisboa
No aeroporto pode apanhar o AeroBus ou um táxi (7-9€) para o terminal rodoviário de Sete Rios. A partir do terminal, existem autocarros da Rede Expressos frequentes para Coimbra, demorando cerca de 2,5 horas (13€).
A estação rodoviaria em Coimbra (Estação Rodoviária RBL) está situado perto do centro da cidade e fica a 10 minutos de táxi para o local do colóquio, Faculdade de Economia (FEUC), e situa-se a uns bons 10-15 minutos a pé do centro da cidade. Mais informação sobre como chegar à FEUC, ver abaixo.
Horário Autocarro: Rede-Expressos
Siga as indicações para A1-Norte. A auto-estrada A1 vai levá-lo para Coimbra, saia da auto-estrada em Coimbra-Sul.
O colóquio será realizado na Faculdade de Economia (FEUC). Mais informação sobre como chegar à FEUC, ver abaixo.
Alugar um carro no Aeroporto de Lisboa é fácil. O preço médio é de cerca de 50/60€ por dia.
Rent-a-Car: ANA

Do Porto

O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto fica a 11 km de distância da cidade, assim um táxi até a estação de comboios é bastante dispendioso (20€-25€, com 20% de sobretaxa nas noites e fins de semana). A maneira mais fácil e menos onerosa será apanhar o metro. As direções estão assinaladas em todo o aeroporto, basta seguir as setas e apanhar a Linha E (Violeta) do aeroporto para a estação de comboios de Campanhã. O metro parte a cada 20 minutos da manhã até depois da meia-noite. Demoraram de 32 minutos e o bilhete custa 2,20€ – um Z4 (zona quatro) ticket.
Três tipos de serviços de comboios estão disponíveis na Estação de Campanhã: Alfa Pendular (serviço mais rápido), o Intercidades e comboios regionais.
Os comboios Alfa partem quase todas as horas e demoram uma hora para chegar a Coimbra B (16,5€). O Intercidades leva um pouco mais de uma hora e custa 13€.
O serviço de comboios regionais, que necessitam de transbordo em Aveiro, demoram 2 horas, mas vão diretamente para o centro, Coimbra A, e custam 7,95€.
O Alfa Pendular e Intercidades param na estação de Coimbra-B, que fica um pouco longe do centro da cidade e da Universidade (10-15 minutos de táxi). Para chegar ao centro de comboio, terá que sair em Coimbra B e apanhar um comboio regional (gratuitos desde que guarde o seu bilhete de comboio) de Coimbra B a Coimbra A.
De Coimbra A poderá apanhar um autocarro até ao local do colóquio, Faculdade de Economia (FEUC). Se desejar ir directamente para a FEUC, sugerimos que apanhe um taxi na estação. Mais informação sobre como chegar à FEUC, ver abaixo.
Horário dos comboios: Alfa Pendular e Intercidades e Regional
Mapa do Metro: Metro Porto
A Rodoviária está localizado na Batalha. No aeroporto pode apanhar o Metro de superfície para a estação de metro “Trindade”, em seguida, mudar para a linha amarela e ir em direção à estação “São Bento”, onde terá que andar até à Batalha (10 minutos, não é recomendado se viajar com bagagem pesada). A forma mais fácil para chegar é de táxi.
A partir do terminal, existem autocarros da Rede Expressos frequentes para Coimbra, demorando cerca de 1 hora e 30 minutos (12€).
A estação rodoviária em Coimbra (Estação Rodoviária RBL) está situada perto do centro da cidade e fica a 10 minutos de táxi para o local do colóquio, Faculdade de Economia (FEUC), e situa-se a uns bons 10-15 minutos a pé do centro da cidade. Mais informação sobre como chegar à FEUC, ver abaixo.
Horário dos Autocarros: Rede-Expressos
Mapa do Metro: Porto Metro

Centro de Estudos Sociais (CES)

Centro de Estudos Sociais
Colégio de S. Jerónimo
Apartado 3087
3000-995 Coimbra
Visite a página web CES

A partir da Estação Coimbra B:
Autocarro nº 1 (paragem Universidade)
Autocarro nº 5 (paragem Arcos do Jardim)
Autocarro nº 29 (paragem Praça da República)
A partir da Estação Coimbra A:
Autocarro nº 5 (paragem Arcos do Jardim)
Autocarro nº 29 (paragem Praça da República)
Autocarro 103 (paragem Universidade)
A partir da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra:
Autocarro nº 4 (Paragem Rua Alexandre Herculano)
Autocarro nº 3 (Praça da República)

Se optar pelo táxi, deverá pedir ao motorista que siga para o Largo D. Dinis na Universidade. O CES encontra-se à direita do Largo, logo depois do arco com a cancela.

Informações Práticas

Documentos para a viagem