Oficina
Portugal Participa - "Participação dos Cidadãos nas Políticas Municipais de Proteção Civil"

28 de setembro de 2015, 10h00 - 13h00, CES-Lisboa (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)

Enquadramento

Os núcleos comunitários de proteção civil incorporam a lógica do trabalho conjunto e articulado dos órgãos locais de proteção civil e dos cidadãos voluntários e baseiam-se no entendimento de que a participação dos moradores de áreas de maior vulnerabilidade é fundamental para a prevenção e minimização dos riscos de eventos adversos.

A exposição basear-se-á na experiência concreta e exitosa realizada em municípios da região metropolitana de Recife, no nordeste brasileiro, onde o envolvimento da população no planejamento e gerenciamento dos riscos gerou uma resposta positiva desde a prevenção aos desastres e preparação às emergências até a reconstrução dos cenários afetados.

O evento realiza-se no âmbito do Projeto Portugal Participa, executado pela Associação In Loco em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e as Câmaras de Cascais, Funchal e Porto e é financiado pelo Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian.

10:00 | Recepção dos participantes
10:30| Abertura da sessão
10:40| Rejane Lucena - Núcleos Comunitários de Proteção Civil
11:30 | Debate
11:40 | Cofee break
11:50 | Rejane Lucena - Formação dos atores dos Núcleos Comunitários de Proteção Civil
12:40 | Debate
12:50 | Conclusões
13:00 | Encerramento

Nota biográfica

Rejane Lucena, historiadora e mestre em Gestão de Políticas Públicas, é professora da Universidade Estadual do Vale do Acarau e gerente de planejamento da Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes. É investigadora e dedica-se ao tema da mobilização social e proteção civil, tendo participado da implantação núcleos comunitários em diferentes cidades brasileiras. Possui diversas publicações sobre o tema, entre elas o Manual de Formações de Núcleos Comunitários de Defesa Civil.

Inscrições

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e podem ser realizadas até ao dia 18 de Setembro.
Poderá realizar a sua inscrição clicando aqui.

Telef. 289 840 860 | portugalparticipa@in-loco.pt

> Imprimir esta página